Fotógrafo esclarece “selfie” de Obama

presidential-selfie

Para muita gente, o presidente norte-americano Barack Obama fez péssima figura durante o funeral do líder sul-africano Nelson Mandela. Obama foi flagrado tirando um “selfie” na companhia dos primeiros-ministros David Cameron (Reino Unido) e Helle Thorning-Schmidt (Dinamarca), no estádio Soccer City, em Johannesburgo. Em contraste com o sorriso juvenil do trio, aparece na foto feita pelo correspondente da Agência France-Presse (AFP), Roberto Schmidt, uma Michelle Obama de semblante fechado, como que incomodada pela falta de compostura do marido.

“Selfie” é o nome dado aos autorretratos que as pessoas tiram com smartphones e ipads para publicar nas redes sociais. E esse que Obama protagonizou correu o mundo, quase sempre acompanhado de comentários negativos e especulações na mídia sobre os motivos do aborrecimento de Michelle (cogitou-se até que Obama estaria “arrastando a asa” para a dinamarquesa). No entanto, o autor da foto responsável pelo barulho tratou de esclarecer alguns detalhes a respeito do flagrante.

Segundo Roberto contou no blogue dos correspondentes da AFP, no momento em que Obama brincava com os colegas o clima era de descontração no Soccer City. A própria primeira-dama “estava brincando com aqueles à sua volta” alguns segundos antes, testemunhou o fotógrafo, que se assustou com a repercussão da foto que tirou. Ele concluiu com isso que “as fotos podem mentir”. De fato, o episódio vale para nos lembrar que uma foto em si nem sempre contém toda a história, embora o senso comum atribua às imagens a eloquência de mil palavras.

Artigos relacionados