Fotógrafa da AP é morta no Afeganistão

A fotojornalista alemã Anja Niedringhaus, 48, da Associated Press (AP), foi morta por um policial afegão enquanto cobria as eleições naquele país, informou a agência na manhã desta sexta-feira (04). A repórter Kathy Gannon, que acompanhava a fotógrafa, ficou ferida no ataque e está hospitalizada.

s_a03_09067654
Trabalho de Anja Niedringhaus no Iraque para a AP

Uma das fotógrafas da AP ganhadoras de um prêmio Pulitzer em 2005 pela cobertura da guerra no Iraque, Anja vivia em Genebra, na Suíça, e estava na agência desde 2002. Ao longo de vinte anos, cobriu conflitos no Iraque, Afeganistão, Paquistão e Bósnia.

O crime ocorreu em Khost, próximo da fronteira com o Paquistão. Anja, Kathy e outro fotógrafo que não foi identificado acompanhavam um comboio de funcionários do governo que distribuía cédulas eleitorais sob escolta da polícia.

“Enquanto eles estavam no carro, esperando o comboio seguir, um comandante da unidade caminhou até o carro, gritou ‘Allahu Akbar’ – Deus é grande – e abriu fogo contra eles no banco de trás com sua AK-47. Ele, então, se rendeu a outros policiais e foi preso”, disse o comunicado da Associated Press.

“Todos que trabalharam com Anja sabem a força de vida que ela era: espirituosa, intrépida e destemida, com uma gargalhada que vamos sempre lembrar”, lamentou o presidente da AP Gary Pruitt.

Artigos relacionados