Fotojornalismo

Foto resume contradição do país da Copa

Livro de fotografia

“Uma foto vale por mil palavras”. O batido clichê, embora nem sempre tão acertado quando se costuma pensar – uma boa legenda continua sendo uma companhia necessária para muitas delas – serve perfeitamente para uma imagem que anda circulando pelas redes sociais e fecha de modo contundente, porém preciso, o recente capítulo da Copa das Confederações e das consequentes manifestações no entorno dos estádios.

Quase surreal, a imagem mostra a entrada de torcedores do estádio do Castelão, em Fortaleza, para o jogo entre Brasil e México, no último dia 19. Dentro de uma lixeira ao lado da fila, uma mulher procura comida. A cena não parece merecer mais que um rápido olhar de quem passa. Porém, ao ser exaustivamente compartilhada nas mídias sociais, serviu para esfriar um pouco a euforia por conta da vitória brasileira do último domingo, recolocando na devida perspectiva a presença do campeonato mundial em nosso país.

O clique – e em seguida temos mais uma perversa contradição – feliz foi feito por Edimar Soares, fotógrafo do jornal O Povo. Uma imagem dessas de figurar em concursos de fotojornalismo. O que deve ficar em segundo plano, frente à importância que o registro assumiu. Numa mensagem que postou em seu perfil no Facebook, Edimar diz que a foto resume o que a Copa das Confederações deixou para algumas pessoas: “uma cena humilhante”.

Sobre o autor

Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário