Fotografia de natureza Fotojornalismo

Como fotografar no estilo “National Geographic”: parte 2

Foto: Bob Holmes
Livros de fotografia

Há três semanas, mostramos um vídeo publicado pelo canal no Youtube “Advancing Your Photography”, de Marc Silber, no qual o renomado fotógrafo Bob Holmes mostra como fotografar ao estilo da revista National Geographic, uma importante referência em fotojornalismo, fotografia de paisagem e de viagens.

Hoje, apresentamos a segunda parte desse material, no qual Holmes oferece algumas outras dicas, como por exemplo:

  • Sombras: “Não pense que você sempre pode corrigir as sombras na pós-produção. Às vezes, isso vai gerar ruído na fotografia”.
  • Combine diferentes fontes de luz. Exemplo: misture a luz azul do céu com a de tungstênio dos edifícios e lâmpadas de iluminação público (mas saiba que o tempo é crítico).
  • Olhe para tudo o que você pretende fotografar o mais cuidadosamente possível.
  • Olhe para todos os ângulos.
  • Aprenda a olhar para a luz.
  • Por fim, pratique muito.

Holmes tem autoridade. Com 35 anos de carreira, já fotografou para diversas revistas (entre elas, a própria National Geographic) e bancos de imagens e conquistou quatro vezes o prêmio de Fotógrafo de Viagens do Ano da Sociedade Americana de Escritores de Viagens, o último deles em 2015. Resumindo o estilo da National Geographic, Bob diz que é uma fotografia que não é “sobre o fotógrafo, é sobre o assunto”. Veja abaixo o vídeo (em inglês):

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário