Dicas de Fotografia Fotojornalismo

6 dicas do fotojornalismo para contar melhor a história de suas imagens

Foto: Ed Kashi

Há muito tempo o fotojornalista Ed Kashi usa sua fotografia para contar histórias incríveis e criar mudanças com suas próprias imagens. E nada melhor do que aprender com um mestre da fotografia! Num artigo publicado no site ISO1200 ele compartilhou 6 dicas fundamentais para contar contar melhor as histórias de suas imagens usando dicas do fotojornalismo:

1. O que te leva a pegar sua câmera?

Uma das dicas mais importantes de Ed é descobrir a paixão por trás de sua fotografia. Descubra o que o leva a pegar sua câmera. Vá lá fora, seja curioso e aprenda sobre o mundo. Descubra com o que você realmente se importa e o que desperta sua paixão. Essas são as coisas que você precisa descobrir para poder contar histórias melhores.

Foto: Ed Kashi

2. Envolver-se no trabalho

Encontre problemas ou causas sociais com os quais possa se envolver. Por isso, faça parte de uma organização social. Envolver-se no trabalho de defesa de direitos sociais ou humanitários. Fazer isso lhe dará a oportunidade de fazer parte de uma tremenda mudança com o tipo de histórias que suas fotografias podem contar.

3. Não deixe o equipamento atrapalhar

Não deixe a câmera se tornar uma distração. Interaja com o seu assunto e crie esse relacionamento. A interação humana é importante. Não é apenas tirar a foto perfeita, mas também fazer essa conexão.

Foto: Ed Kashi

4. Limite os elementos da foto  

Aprenda a limitar os elementos ​​com os quais trabalha para poder se concentrar e prestar atenção no que importa. Elimine elementos ​​menos importantes (distrações) e concentre-se no que é relevante. Colocar sua atenção no que você realmente deveria estar focando é extremamente poderoso para suas fotos.

5. Não perca a foto simples

Tirar fotos complexas e aplicar conhecimentos técnicos é sempre um desafio. Por isso, não fique obcecado em tirar essa foto complexa. Se preocupe do que se trata a história. Nem sempre a foto complexa irá contar bem a história. Uma foto simples pode contar a história de maneira mais clara e precisa para os espectadores.

Foto: Ed Kashi

6. Narrativa da fotografia

Existem quatro elementos básicos quando você tenta ser um contador de histórias visuais. São eles: Retratos Ambientais (imagens onde é eticamente permitido dirigir o assunto), Paisagem do Local (imagens da aparência de um local), Detalhes (busca de significado sobre diferentes imagens de objetos inanimados) e Momentos Espontâneos (imagens que foram tiradas com a percepção visual do fotógrafo, mas sem direção). Pratique esses quatro tipos de imagens para aprimorar suas narrativas.

Estas são apenas algumas dicas de fotojornalismo que você pode aplicar para se tornar um contador de histórias melhor em suas fotos. Além disso, não se esqueça de planejar com antecedência antes de fotografar. Estar preparado ajudará você a entender melhor o que você precisa fazer para que outras pessoas vejam claramente o que você está tentando transmitir.