Fotógrafos desafiam colegas em “corrente” fotográfica no Facebook

iPhoto Channel_Desafio fotografico_PB_Alvaro Villela 1
Foto do baiano Alvaro Villela para o desafio fotográfico PB

Uma iniciativa interessante vem ocupando a timeline de alguns fotógrafos nesses últimos dias. Trata-se dos desafios fotográficos. A brincadeira consiste em “desafiar” algum colega a publicar, durante um período, uma série de fotografias relativas a um tema em seu perfil no Facebook.

“É tipo uma pirâmide fotográfica”, explica o documentarista baiano Alvaro Villela, que aceitou o desafio da vez: postar uma foto em preto e branco por dia durante cinco dias.

Além de cumprir com a tarefa, o participante precisa passar adiante o desafio, convidando algum outro fotógrafo a entrar no jogo. E todos devem marcar seus parceiros a cada postagem, para aumentar a circulação das imagens.

“Resumindo, a quantidade de fotos cresce em progressão geométrica. Eu convido cinco pessoas a cada foto que publico, que por sua vez convidam mais cinco pessoas cada, ou seja, 25 pessoas, que publicam 625 fotos e por aí vai”, calcula o autor de A natureza do homem no Raso do Catarina (2006). “Eu moro em Salvador e quem me chamou foi uma fotógrafa do Rio. Eu já chamei um fotógrafo que mora em Berlim e outra que mora em Aracaju… imagine!”

iPhoto Channel_Desafio fotografico_PB_Alvaro Villela 5
Foto da série “Uma certa Salvador”, de Villela, postada no desafio
iPhoto Channel_Desafio fotografico_Vernaglia
Postagem de Armando Vernaglia Junior em sua página no Facebook: iniciativa tornou a rede social num lugar “mais fotográfico”

Alvaro não sabe como a ideia surgiu. “Isso é que nem pé de cobra: quem vê, morre”, brinca. Armando Vernaglia Junior, outro participante do desafio, também não sabe a origem da “brincadeira”. “Vi postagens de fotógrafos de fora, ainda com esses desafios em inglês. Então, pelo que percebi, começou fora e foi trazido para cá, mas não faço ideia de quem começou por aqui”, diz o fotógrafo paulistano, diretor de fotografia e autor do blogue Dicas do Vernaglia.

Para ele, a ação tem feito a comunidade fotográfica se mexer para tornar o Facebook um lugar “mais fotográfico”. “E são homenagens, você só desafia alguém que goste das fotos, que queira ver as fotos dessa pessoa por gostar do que ela faz. Então, ao desafiar alguém, é um elogio ao trabalho dessa pessoa”, afirma.

“Acho que o maior desafio é sair da mediocridade de postar qualquer coisa”, propõe Villela, que ficou à vontade remexendo no acervo para escolher as fotos do desafio: a maior parte da sua produção é em preto e branco: “Tenho impressão que são imagens mais pensadas. Não estou dizendo que a foto em cor não seja pensada, mas talvez seja mais fácil de ser banalizada”, acredita.

iPhoto Channel_Desafio fotografico_PB_Alvaro Villela 3
Para Alvaro Villela, o maior desafio “é sair da mediocridade de postar qualquer coisa”

banner-estudio-evolution1

Sair da versão mobile