O Instagram era a rede social favorita de todos os fotógrafos até as recentes atualizações do aplicativo, que para competir de frente com o TikTok, está privilegiando postagens de vídeos, especialmente os Reels. Porém, nas últimas semanas fotógrafos começaram um forte movimento na internet criticando duramente o aplicativo e as últimas mudanças.
Uma postagem da fotógrafa Inari Briana, que disse que “o Instagram odeia fotógrafos” viralizou e recebeu o apoio e comentários de milhares de fotógrafos. O fotógrafo Glenn Charles respondeu ao tweet de Briana: “O Instagram quer ser o TikTok e agora é uma merda”, ao qual outro usuário concorda: “Não vejo uma postagem de ninguém que eu sigo há meses. Apenas Reels aleatórios.”
Instagram hates photographers I’m convinced
— Inari NOT Briana . (@inaribriana) July 12, 2022
As reclamações não são à toa. Segundo um estudo da plataforma de marketing de mídia social Later, que analisou 81 milhões de postagens do Instagram, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2022, revelaram que o engajamento médio de postagens tradicionais com fotos diminuiu 44% desde 2019 a partir da criação e priorização dos vídeos e Reels pelo Instagram.
A indignação dos fotógrafos aumentou nas últimas semanas, quando Instagram intensificou suas ações e testes com recursos semelhantes ao do TikTok. O aplicativo testou, por exemplo, a transformação de todas as postagens de vídeo em Reels e a transmissão de vídeos ao vivo direto dos computadores desktops e notebooks.
A fotógrafa Ashley Nicole reclamou de como o algoritmo do Instagram está restringindo o alcance de suas fotos e favorecendo os Reels. “Passei de alguns milhares de curtidas em cada foto para agora talvez cem. No outro dia só consegui trinta e seis curtidas. Tenho quase vinte e cinco mil seguidores. Não entendo o que está acontecendo”, disse Nicole.
Mas diante dessas mudanças do Instagram, o que fotógrafos podem fazer? Muitos fotógrafos estão diversificando a publicação de seus conteúdos em outras plataformas. A fotógrafa Valerie Robinson compartilhou sua estratégia: “Como fotógrafa, o Instagram é minha plataforma menos favorita. Comecei a me concentrar mais em hospedar coisas no meu site e blog.” O fotógrafo Aaron Ramirez também vai na mesma linha: “É por isso que estou trabalhando para enviar mais conteúdo para o meu site. O algoritmo do Instagram não é mais voltado para fotografia estática.”
Apesar de no Brasil ainda poucos fotógrafos usarem com frequência e intensidade o Twitter, o fotógrafo Til Edwards acredita que “a realidade é que você precisa postar Reels para crescer no Instagram”, por isso, agora o Twitter “tem sido o melhor lugar para se estar” para fotógrafos.
Após o alvoroço dos fotógrafos, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, tentou voltar atrás em sua fala no ano passado de que o aplicativo “não era mais um aplicativo de compartilhamento de fotos”. Tentando consertar a frase e o estrago entre fotógrafos, agora Adam disse no Twitter: “Para ser claro, eu quis dizer “não somos ‘apenas’ um aplicativo de compartilhamento de fotos”. Apesar de tentar contemporizar, a verdade é que o Instagram abandonou a fotografia. O foco total do aplicativo agora são vídeos.
To be clear, I meant “we’re not *just* a photo sharing app.” I might need to do more than one take next time…
— Adam Mosseri (@mosseri) June 30, 2021
Em entrevista ao USA Today, a estrategista de mídia social Christina Olivarez explicou por que o foco do Instagram no vídeo não foi bem recebido pelos usuários, que não querem um clone do TikTok. Segundo ela, o algoritmo do Instagram “não está priorizando as pessoas que já seguimos”. Em vez mostrar a postagem de fotos no feed de pessoas que seguimos, o Instagram está simplesmente exibindo Reels aleatórios de perfis recomendados.
Diante desse quadro e caminho irreversível do Instagram se tornar um clone de TikTok com foco total em vídeos, os fotógrafos tem basicamente duas alternativas: ou aderem ao algoritmo do Instagram e transformam todo seu conteúdo em Reels (vídeos) para manter e aumentar o alcance ou mudam de plataforma de conteúdo e investem na publicação de conteúdos nos próprios sites e blogs para atrair o gigantesco tráfego do Google.
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