Fotógrafo vira celebridade no TikTok com fotos de estranhos na rua
O fotógrafo Alex Stemplewski virou uma celebridade no TikTok com mais de 18 milhões de seguidores. O motivo de tanto sucesso é simples: ele fotografa pessoas desconhecidas nas ruas e posta os bastidores e resultados em suas redes sociais. Ficou impressionado? Isso ainda não é nada. O mais impressionante realmente é que Alex Stemplewski se tornou fotógrafo a pouco mais de 2 anos.
Um dos seus vídeos mais impressionantes e visualizado por 90 milhões de pessoas é uma série de fotos dos personagens Coringa e Batman. Stemplewski encontrou os dois imitadores (cosplayers) fazendo apresentações nas ruas de Los Angeles, especificamente na avenida Hollywood Boulevard, e os convidou para fazer algumas fotos. Veja abaixo o vídeo com os bastidores e o resultados do ensaio.
Alex Stemplewski pegou uma câmera pela primeira vez na vida em março de 2019. Mas como alguém que trabalhava com seguros há menos de três anos se tornou uma celebridade da mídia social tão rapidamente?
Stemplewski diz que tudo começou quando ele começou a sentir que algo estava faltando em sua vida. Embora ele estivesse feliz, ele carecia de paixão. “Decidi muito espontaneamente, e com muito pouco pensamento ou planejamento, apenas tentar a fotografia, então pedi a um amigo para me ajudar a escolher minha primeira câmera”, disse Stemplewski ao The National.
Ele comprou uma Sony A7R III e uma lente de retrato de 50 milímetros, sabendo que queria se concentrar principalmente na fotografia de retrato. E foi exatamente isso que ele fez. Todos os dias durante os seis meses seguintes, Stemplewski visitou uma área no centro de São Francisco, na Califórnia, e tirou fotos de estranhos que concordaram em ser fotografados.
“Esperei que as pessoas passassem por este beco com luzes de barbante porque parecia muito bonito”, diz ele. “Eu praticaria minha fotografia neles e enviaria as fotos se eles concordassem.” Era uma situação ganha-ganha; Stemplewski desenvolveu suas habilidades e as pessoas tiveram seus retratos de graça.
Todas as noites, o fotógrafo editava suas fotos e as postava no Instagram. Em seis meses, Stemplewski tinha 10.000 seguidores. No entanto, fotografar estranhos não foi tão fácil quanto pode parecer. No início, Stemplewski foi rejeitado várias vezes porque muitos modelos não queriam trabalhar com um novo fotógrafo.
“Eu agendava uma sessão de fotos e as modelos me cancelavam. Então, em vez de ficar em casa e não poder tirar nenhuma foto, eu saía e pedia a um estranho. Esse era o meu ritual.” No entanto, as coisas não decolaram realmente para o fotógrafo iniciante até que ele entrou no TikTok.
Influenciado pelo vídeo do YouTube do empresário americano Gary Vaynerchuk sobre o alcance orgânico da TikTok, Stemplewski decidiu se juntar à plataforma. “Uma pessoa totalmente nova no aplicativo pode postar um vídeo e esse vídeo pode ser visto por milhões. Isso não é exagero e ninguém precisa saber seu nome ou quem você é antes disso – você não precisa de nenhuma fama pré-existente, “Stemp diz. “Você pode ser um completo novato em mídia social. E se o seu vídeo for forte o suficiente, se as pessoas realmente se envolverem com ele e gostarem, ele pode explodir no algoritmo e ser visto por milhões.”
@alex.stemp I asked this couple at the beach to model ##foryou They said yes!Happy 3 Year Anniversary! The girl is @peachezncreamy (video filmed by @jess.billings )
♬ Marvin Gaye – Charlie Puth / Meghan Trainor
Isso é exatamente o que aconteceu com Stemplewski, que se juntou ao TikTok em outubro de 2019 e conquistou mais de um milhão de seguidores um mês depois. Quando ele atingiu três milhões de seguidores decidiu largar seu emprego em tempo integral e se concentrar exclusivamente na fotografia. Nesses nove meses, ele acumulou quase 11 milhões de seguidores entre o TikTok e o Instagram. Atualmente, Stemplewski é uma celebridade no TikTok com mais de 18 milhões de seguidores e mais 1,2 milhões no Instagram.
Ele diz que se não fosse por pessoas como Vaynerchuk, ele não estaria onde está hoje. “Se ele [Vaynerchuk] não perdesse tempo para compartilhar alguns vídeos no YouTube, apenas explicando às pessoas como podem criar uma vida melhor para si mesmas, eu ainda estaria naquele escritório agora.”
Se gostou desse post, veja também 10 fotógrafos para seguir no TikTok. Ah, e também compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para ajudar o iPhoto Channel a continuar produzindo gratuitamente bons conteúdos pra você. Os links para compartilhar estão no início e logo aqui em baixo.