Fotógrafo usa lente russa de 50 anos em câmera atual; o resultado é incrível

Os adaptadores de lentes antigas trouxeram um novo mundo às câmeras modernas. Para aqueles que se arriscam a experimentar, são presenteados com fotografias e retratos de aspectos muito diferentes aos quais estamos acostumados com nossas lentes super potentes de autofoco ultrarrápido com zilhões de tecnologias de revestimento.

Foi o que fez o fotógrafo Manny Ortiz. Ele pegou uma lente russa com mais de 50 anos e adaptou em sua Sony A7RII. Daí há quem possa comentar: “ah, mas qualquer coisa fica boa numa Sony A7RII”. Veja bem, estamos falando aqui das características de uma lente muito (muito!) antiga. A câmera é apenas um suporte para tal. Trata-se da objetiva Helios 44-2, com distância focal de 58mm e f/2.

https://www.youtube.com/watch?v=2WMombBbzVA

A linha Helios 44 iniciou em 1958, sendo inicialmente uma cópia da Carl Zeiss Biotar 58mm f/2 e era produzida pela KMZ para a montage M42. Quando você ver o resultado que pode ser alcançado por esta lente será fácil de entender por que ela se torna rapidamente uma das favoritas para alguém.

“A maravilha sobre essas velhas lentes soviéticas, e particularmente a 44-2, é que o controle de qualidade não era muito grande”, explica John Aldred do DIY Photography, fonte desta matéria.

Foto: Manny Ortiz
Foto: Manny Ortiz
Sair da versão mobile