Fotógrafo lituano expõe no Sesi SJ dos Campos

1964_Pioniero_Ignalina

A galeria do Sesi em São José dos Campos (SP) recebe dia 25 de outubro, às 19 horas, a exposição Nostalgia dos tempos da pureza, com imagens do fotógrafo lituano Antana Sutkus, considerado um dos maiores fotógrafos do século 20. A mostra integra o projeto Espaço Galeria, do Sesi, e tem entrada gratuita.

Nostalgia dos tempos da pureza reúne 30 imagens em preto e branco de Antanas, um dos principais fotógrafos da antiga União Soviética. O artista de 74 anos, um cronista do cotidiano do seu país, mostra nessa série alguns dos personagens de que mais gosta: os idosos e as crianças: “A coleção presta uma homenagem à infância, esse reino da pureza do qual Antanas Sutkus é um embaixador excepcional”, diz o curador da exposição, Luiz Gustavo Carvalho.

Tendo vivido sob um contexto político conturbano, Antanas se manteve alheio aos ideais do totalitarismo soviético e seguiu registrando as coisas do seu país. Em 40 anos de trabalho, acumulou quase um milhão de negativos, uma obra que apenas agora começa a ser “descoberta”, por meio de exposições em museus importantes da Europa e Estados Unidos.

Durante toda a carreira, Antanas Sutkus prestou homenagem aos seus conterrâneos com a série Pessoas da Lituânia, na qual indivíduo é fotografado com um senso de humanidade e sem efeitos dramáticos. Ao contrário, o seu olhar traz amor e esperança. Como diz o próprio artista: “O meu credo é amar as pessoas”.

A exposição poderá ser vista até 8 de dezembro, no foyer do teatro do Sesi, na Avenida Cidade Jardim, 4389, Bosque dos Eucaliptos.

Artigos relacionados