Ao trabalhar com fotografia e filmagem de casamentos, tenho me deparado cada vez mais com clientes que buscam algo a mais em seus fornecedores. Na contramão dessa tendência, vejo que ainda existem no ramo muitos fotógrafos e videomakers que enxergam o cliente apenas como uma cifra.
Os casais que atendo buscam olho no olho, personalização do atendimento. Buscam ser vistos mais do que como um compromisso em data e local, mas como pessoas. Acredito (e recomendo) cada vez mais nessa proposta de humanização do atendimento desde o primeiro contato. Como uma via de mão dupla que vem beneficiar todas as pessoas envolvidas na realização de um casamento.
Enxergando a relação que se estabelece ali além do nível contratual, criamos um vínculo que é uma via de mão dupla, pela minha experiência, beneficia todas as pessoas envolvidas no evento. Essa relação humanizada está centrada em um objetivo imensurável: a realização de sonhos.
Valorizar para ser valorizado
Sei que inerente à nossa profissão (e à maioria das outras) está a nossa sobrevivência. Fotógrafo também paga as contas no fim do mês, ou até durante o mês inteiro. Por isso, nessa luta diária acabamos, às vezes, possibilitando que menosprezem nosso valor, tanto financeiro quanto pessoal.
Para combater essa prática, mais uma vez defendo a perspectiva humanística no atendimento. A proposta é valorizar para ser valorizado. A experiência me mostrou que, aplicando paixão e dedicação à história e os sentimentos de cada casal, desde o primeiro contato até o pós-venda, conquistamos a valorização do cliente em todos os âmbitos e isso vem se refletindo no número de contratos.
Presença na internet
Outro ponto que gosto de destacar é a importância da manutenção da imagem do profissional em qualquer plataforma. Hoje mais do que nunca, o cliente não baseia sua escolha apenas no resultado final das imagens que vê no portfólio do fotógrafo ou videomaker.
As redes sociais reais, ou seja, o boca a boca, seguem sendo fundamentais. Porém, ganham cada vez mais importância as redes sociais digitais. Nelas o profissional deve fazer a manutenção de sua imagem, tendo ali uma vitrine não só para seu trabalho, mas também para sua essência.
Ir além
Esse cuidado (mas pode chamar de carinho também) com o cliente vai além da necessidade de venda do serviço de fotografia. O propósito do fotógrafo ter um atendimento especial para cada cliente é a realização do sonho daquelas pessoas e, para isso, ele não hesita em partilhar momentos, conversas, indicar outros fornecedores comprometidos, ouvir sonhos, ansiedades e também feedbacks…
Nesse momento, garanto por experiência própria que o fotógrafo vive uma experiência intensa como profissional: a de se tornar mais um personagem nessa história de amor.