Tendência

Fotógrafo faz retratos impressionantes com câmera para iniciantes

Ele fotografa pessoas que vivem na rua com uma câmera básica lançada em 2012

A primeira coisa que o fotógrafo, geralmente, se preocupa é em ter um bom equipamento. Por isso, muitos fotógrafos iniciantes ficam “alucinados” em comprar as melhores lentes e câmeras. Porém, na prática isso não se traduz em boas fotos. Fotografia é acima de tudo saber enxergar. Para fazer boas fotos você precisa ver e depois usar a câmera para registrar, como mostra o trabalho incrível do fotógrafo Imed Kolli.

Ele usa uma câmera Nikon D3200 com uma lente Nikkor 18-55 mm e faz retratos impressionantes de pessoas que vivem na rua. A Nikon D3200 foi lançada em 2012, nem é mais fabricada, e era uma câmera básica, para fotógrafos iniciantes. Nem por isso, Imed Kolli não faz fotos impressionantes com sua velha companheira.

câmera para fotógrafos iniciantes
Foto: Imed Kolli

Imed é fotógrafo de rua e se concentra atualmente em fotografar retratos em preto e branco de pessoas que vivem à margem da sociedade. No projeto Eternal Faces ele captura a alma e a humanidade em retratos incrivelmente bem feitos. Além de sua câmera básica, Imed usa apenas um cobertor de tecido para fazer o fundo de suas fotos. “Ao fazer isso, criei imagens que oferecem uma versão clara da realidade fora dos bairros pobres”, diz o fotógrafo.

câmera para fotógrafos iniciantes
Foto: Imed Kolli

O conteúdo acima do equipamento

O objetivo do fotógrafo é apenas transmitir emoções e expressões, por isso, seus retratos não mostram qualquer detalhe sobre localização ou elementos do cenário real no fundo. “Eu exponho as adversidades e as precárias condições de vida das pessoas carentes por meio de suas expressões faciais. Faço isso na tentativa de amenizar esses problemas. Quero expor vividamente a realidade da vida miserável e da miséria causada pela falta de moradia todos os dias. O que consegui ao tirar essas fotos das ruas foi informar ao mundo de como as pessoas estão sofrendo”, disse Imed.

O trabalho de Imed nos mostra que, primeiro e mais importante, é ter um projeto em mente e saber o que se deseja comunicar com as fotos. E depois usamos a câmera para capturar essas emoções. Se a câmera for “top”, de uma última geração, excelente. Mas se tiver apenas uma câmera para fotógrafos iniciantes, sem problemas. Como mostra claramente os retratos de Imed, uma câmera básica captará também com precisão as imagens. O importante é que haja um bom conteúdo na cena.


Na pós-produção e edição dos retratos, Imed trabalha principalmente com as ferramentas Dodge e Burning (Subexposição e Superexposição), no Photoshop, para ajustar a iluminação geral das fotos e também realçar os brilhos dos olhos e outras características faciais. Veja abaixo mais alguns retratos impressionantes feitos por Imed Kolli. Você pode encontrar mais trabalhos dele no seu site , Twitter e Instagram. Se quer saber quais são as melhores câmeras para fotógrafos iniciantes acesse esse link, onde fizemos uma matéria com 5 modelos.

Foto: Imed Kolli
Foto: Imed Kolli
câmera para fotógrafos iniciantes
Foto: Imed Kolli
Foto: Imed Kolli
Foto: Imed Kolli

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *