Fotógrafo faz retratos impressionantes com câmera lançada há mais de 10 anos

A arte de fotografar um retrato impactante é para poucos. Normalmente, os grandes fotógrafos de retratos do mundo, como Annie Leibovitz, Richard Avedon, Patrick Demachelier, entre outros, optam em fazer seus cliques em estúdio ou em ambientes controlados. Mas o fotógrafo argelino Imed Kolli, de forma corajosa e surpreendente, escolheu as ruas para fazer seus retratos em preto e branco.

Explorando sempre um belíssimo jogo de sombras e luzes, Imed Kolli cria imagens dramáticas enfatizando as características e traços físicos de moradores de rua, mendigos e pessoas estranhas que transitam pelas cidades.

retratos em preto e branco na rua
Foto: Imed Kolli

Mas quem vê suas fotos acredita que ele usa câmeras de ponta e equipamentos caros. Nada disso! Ele usa uma câmera Nikon D3200 com uma lente Nikkor 18-55 mm e faz retratos impressionantes de pessoas que vivem na rua. A Nikon D3200 foi lançada em 2012, nem é mais fabricada, e era uma câmera básica, para fotógrafos iniciantes. Nem por isso, Imed Kolli não faz fotos impressionantes com sua velha companheira.

retratos em preto e branco na rua
Foto: Imed Kolli

O site My Modern Met fez uma entrevista exclusiva com Imed Kolli onde o fotógrafo contou mais sobre seu processo criativo, incluindo como ele deixa seus assuntos confortáveis ​​e sua motivação para tirar esses retratos. Leia abaixo a entrevista e aprecie, ao longo do post, seus lindos retratos.

Quando começou seu interesse pela fotografia?

Aos 16 anos, minha verdadeira educação veio de observar o que estava acontecendo ao meu redor e observar que a riqueza não vem sem luta. Eu estava procurando uma maneira de traduzir o que estava vendo com meus olhos e a fotografia se tornou minha voz neste mundo tão grande e confuso. Comecei a perceber que a fotografia tem o poder de mudar sua perspectiva de vida e surpreender as pessoas com algo que elas não costumam ver e às vezes nem imaginam que existia. Começou a empurrar minha vida em uma direção dramática para contar a história maior do que significa ser humano, então comprei minha primeira câmera e esse foi o começo.

retratos em preto e branco na rua
Foto: Imed Kolli

Por que você escolheu fotografar em preto e branco em vez de colorido?

É muitas vezes sobre situações dramáticas ou pontos de vista. O drama é criado em imagens de muitas maneiras. Você descobrirá que uso preto e branco e luz e sombra quando preciso de uma maneira física de impor emoções, fé, empatia, espiritualidade e até esperança.

Isso significa não apenas prestar atenção às cores, formas, luzes, sombras e assim por diante, mas também observar meus assuntos e como eles aparecem e agem também. Conhecer o ambiente ajudou na preparação para aquele momento. Dediquei-me a fotografar inteiramente em preto e branco. Eu decidi ir com monocromático para o experimento porque a fotografia em preto e branco sempre ressoou comigo, pessoalmente, de uma maneira mais profunda e emocional do que a cor. Eu processei, predominantemente por esquivar e queimar, para desenvolver o humor dos meus súditos. É a pose e os olhares que mais me atraíram para tirar a fotografia em primeiro lugar e este é sempre o ponto de partida para o elemento emocional da imagem, acredito.

retratos em preto e branco na rua
Foto: Imed Kolli

O que inspirou sua série Humanity in Black and White ?

Ando pelas ruas procurando estranhos e quando vejo o que sinto que encontrei em uma pessoa, quero fazer uma conexão com eles. A solidão, exposta, é um estímulo muito poderoso. Mas nunca foi sobre tirar uma fotografia. Os relacionamentos que estabeleço são auto-realizáveis ​​em muitos aspectos. Minha dor é de alguma forma insensível ao entender a deles. O reconhecimento nos olhos de um estranho é instantâneo e eu realmente acredito que sou aceito do jeito que sou porque eles veem a mesma emoção em mim. Eu sou muito empata. Eu digo às pessoas que, de uma forma estranha, eu me apaixono por todos com quem me relaciono. Eu sou muito baseado em projetos, então eu tenho que ir para uma área e mergulhar na comunidade.

É emocionalmente desafiador na época; mas é na pós-produção, quando estou sozinho de novo, quando sinto que eles sensibilizam minha própria dor. As profundas conexões pessoais que faço com as pessoas que conheço sempre me causam uma impressão duradoura. As imagens que produzo são a parte final da jornada. Eu canalizo tudo para eles. Minha fé, meu amor e minha humanidade.

Foto: Imed Kolli

Seus retratos são particularmente inspiradores. Como você encontra seus assuntos?

Os assuntos que conheci coincidentemente durante minhas jornadas na minha vida são os modelos na minha fotografia. Eles eram fáceis de encontrar, mas difíceis de fotografar. Eles vivem em bairros mais pobres que podem ser bastante perigosos e arriscados para se envolver. Para mim, o mais importante é estar ciente do ambiente ao meu redor.

Em um esforço para fazer retratos íntimos, tentei me conectar com cada pessoa individualmente primeiro e ter esse tipo de apego humano antes de apertar o botão de liberação. Minha falta de experiência como fotógrafo às vezes funcionava a meu favor. Minhas imagens borradas e semi-iluminadas fascinavam e assustavam meu público. Essas fotografias contrastavam nitidamente com imagens de crianças. Foi muito difícil convencer seus pais sem-teto de que seu filho é lindo e ele definitivamente precisa de uma fotografia.

O que você faz para deixá-los relaxados?

Foto: Imed Kolli

A ênfase singular de fazer um relacionamento humano e tornar meus assuntos mais confortáveis ​​em cada abordagem que faço é espontânea e cheia de amor e longe de exploração. Eu tento me apresentar adequadamente primeiro e faço algumas perguntas regulares como “como está o seu dia?”

Sinto que os conheço através de sua espontaneidade que esclareceu seu estado de espírito. O que faço é fotografar emoções, mas o que mais me interessa é desenvolver uma relação pessoal. Estou fotografando o momento inicial em que coloco os olhos naquela pessoa e isso está me levando através da construção de um relacionamento com o indivíduo para voltar àquele ponto de partida.

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Foto: Imed Kolli

O que você espera que as pessoas tirem de suas fotos?

Havia um grande estigma com esse tipo de pessoa em circunstâncias difíceis e as lutas que meus súditos tiveram que enfrentar durante sua existência. Apesar do fato de que todos eles têm esse tipo de tristeza e essa vida extremamente infeliz, eu os achei tão edificantes e inspiradores, não havia autopiedade, havia esse tipo de alegria e o prazer de estar vivo apesar do fato de que eles estavam nessas situações aparentemente terríveis. Alguém que tem esse tipo de resiliência para poder ainda ter um sorriso no rosto é o que me atraiu de alguma forma emocional para documentar suas vidas.

É uma poderosa iconografia espiritual com a qual pretendo dar-lhes um vislumbre de luz em seus olhos, alegrar seus corações partidos, dar-lhes esperança, honrá-los por sobreviver às lutas cruéis pelas quais passaram, torná-los acreditam que importam, que são um ser humano e que não são esquecidos.

Minhas imagens pretendem ressoar com o espectador em um nível espiritual e humano e tento incluir os atributos metafísicos que contam sua própria história. Procuro provocar uma resposta imaginativa e inteligente do espectador com uma referência puramente visual.

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