Tesouros esquecidos da fotografia são sempre intrigantes. Eles podem revelar coisas incríveis e até grandes fotógrafos, como foi o caso de Vivian Maier. Já falamos aqui de uma câmera de 1950 encontrada no meio da floresta. O achado da vez é da mesma década, mas muito maior: 1200 rolos de filme não revelados.
Quem os encontrou, ou melhor, adquiriu foi o fotógrafo Levi Bettwieser, fundado do projeto The Rescued Film Project. Ele adquiriu 66 pacotes cuidadosamente fechados e etiquetados, que totalizaram os 1200 rolos da década de 1950, agora sendo finalmente revelados. A única coisa que se sabe até agora sobre este fotógrafo é que seu nome era Paul.
“É muito mais filme do que eu posso revelar sozinho”, diz Bettwieser. O filme que ele conseguiu processar continha alguma degradação, mas ainda assim produziu fotos utilizáveis. Veja algumas fotos:
Para a tarefa de revelar todos os rolos, a loja Blue Moon Camera até conseguiu um bom desconto para Bettwieser. Porém continua salgado o preço, por isso o fotógrafo criou uma campanha de financiamento coletivo para custear os US$ 15 mil, com ajudas a partir de 1 dólar. A boa notícia é que mais da metade do dinheiro já foi conseguido através do site Indie GoGo.