Fotógrafo encarna Noel e invade obras clássicas

"A Ceia em Emaús", de Caravaggio, em releitura de Ed Wheeler
“A Ceia em Emaús”, de Caravaggio, em releitura de Ed Wheeler

Todo mês de dezembro é assim: o velhinho barbudo de pijama vermelho surge por todo canto. Nos comerciais de tevê, na vitrine das lojas, nos corredores dos shoppings, na fachada das casas, pendurado em árvores, Papai Noel é onipresente. Natural que inspire também algumas ideias interessantes, como a que teve o fotógrafo Ed Wheeler. Ele é o autor de Santa Classics, série em que mostra o bom velhinho protagonizando pinturas famosas.

Mas não é de hoje que Ed é obcecado pelo Noel. O fotógrafo da Filadélfia (EUA), que tem 35 anos de carreira e trabalha para o segmento corporativo, passou os últimos 25 anos encarnando o personagem. No começo, apenas para enviar cartões de fim de ano para os clientes. Em geral, as imagens mostravam-no como Papai Noel e realizando atividades que não são muito do feitio do simpático velhinho – fazendo uma tatuagem, por exemplo.

Faz três anos, Ed concluiu que Papai Noel merecia um tratamento mais ilustre e decidiu iniciar a série Santa Classic. Desde então, já inseriu o personagem em mais de 200 pinturas. Noel (Wheler, na verdade) já apareceu em telas de Caravaggio, Botticelli, Degas, Manet, Vermeer e outros. E o fotógrafo não tem planos de parar essa bem-humorada homenagem. “E amo o Papai Noel e durante o Natal nos colocamos centenas de papais Noel em nossa casa, e também uma árvore de Natal coberta deles”, afirma o fotógrafo, que está com a carreira profissional um pouco parada, mas confia que essa série possa proporcionar uma retomada.

Algumas de suas imagens, no formato de cartões de Natal, estão à venda na loja on-line do Museu de Arte da Filadélfia. Também é possível ver mais imagens no site oficial do projeto, onde o fotógrafo ainda compartilha informações a respeito da tradição natalina e do processo de execução dos autorretratos.

Artigos relacionados