Fotógrafo é acusado de se autopromover usando o movimento Black Lives Matter

O famoso fotógrafo do TikTok, Alex Stemplewski, com mais de 8 milhões de seguidores está sendo acusado pelas redes sociais de simular uma sessão de fotos “planejada” como se fosse espontânea para se autopromover com o movimento Black Lives Matter (Vidas negras importam). Veja abaixo o vídeo que Alex postou no TikTok e que gerou a polêmica nas redes sociais.

@alex.stemp

It will only get better with your help. Help me spread this message 🙏 #blacklivesmatter @kennedy.shelby @milluhh415 @kaylaqwest

♬ Childish Gambino – This Is America / Post Malone – Congratulations – carneyval

No vídeo Alex encontra duas meninas – uma é negra e outra branca – e convence-as a modelar para ele, a fim de “aumentar a conscientização sobre o Black Lives Matter. Mas, embora suas intenções possam ter sido as melhores e positivas, os seus seguidores no Twitter ficaram revoltados.

https://www.instagram.com/p/CA69lSlpMBK/

“Isso não é brincadeira. Isso não é divertido”, escreveu o perfil @ItsThreeSixty em um tweet. “Que diabos é isso? Nossa comunidade fotográfica precisa melhorar, irmão ”, escreveu outro seguidor. “Isso é humilhante, para dizer o mínimo. Esse homem está legitimamente tentando tirar proveito do que estamos passando. É muito óbvio”, disse mais outro perfil fazendo coro a centenas de outras mensagens no mesmo sentido.

Embora muitos seguidores entenderam a sessão de fotos como oportunista, o fotógrafo parece que vai além de simplesmente buscar “conscientizar” sobre a importância do movimento Black Lives Matter com essa sessão de fotos. Ele incentiva seus seguidores a fazer doações em troca dá-lhes até um incentivo financeiro. Em uma postagem no Instagram ele colocou várias instituições de caridade ligadas ao movimento negro e qualquer pessoa que enviar o comprovante com uma doação a uma das organizações recebe o mesmo valor em crédito para gastar no site de fotografia de Alex.

Outra questão controversa e curiosa nessa polêmica e que também está chamando a atenção é a enorme diferença nas reações dos seguidores do Twitter para o Instagram. Enquanto no Twitter a grande maioria criticou o fotógrafo pelas fotos, a sua postagem no seu perfil no Instagram, com mais de 55 mil curtidas, recebeu muitos elogios e foi apoiada pela maioria dos seus seguidores solidários ao movimento e a atitude do fotógrafo.

Veja abaixo as fotos do ensaio que Alex fez com as duas meninas e, se achar que pode contribuir com uma reflexão, deixe nos comentários sua opinião se o fotógrafo se aproveitou do movimento ou estava querendo apoiar o movimento com a sessão de fotos.

Artigos relacionados