Tendência

Fotógrafo demora 2 anos para construir uma câmera escura gigante

O fotógrafo Bill Hao sempre foi apaixonado por técnicas antigas de captação de imagens. Por isso, nos últimos dois anos ele construiu uma câmera fotográfica escura gigante. O equipamento, que tem mais de um metro de altura e 50 quilos, é carregado dentro de um ônibus em suas viagens.

As dimensões da câmera escura de Bill são gigantescas. “O tamanho da câmera quando totalmente aberta é 1,32 metros X 94 centímetros X 1,77 metros; quando totalmente dobrado é 1,32 metros X 94 centímetros X 20 centímetros. O tamanho da impressão é 81 centímetros X 1,21 metros. O peso da câmera é de cerca de 50 kg sem a lente e o suporte do filme. O suporte do filme é de cerca de 20 kg. Esta câmera precisa de três tripés para ficar em pé”, revelou Bill.

Técnica de construção de câmara escura com colódio é raríssima e única

Ele construiu a câmera escura para poder fazer fotografias em chapa de colódio, uma antiga técnica de captação e revelação de imagens. Ele viaja pela América do Norte com o ônibus e captura imagens com o equipamento e faz também a própria revelação das fotos.

“Não estou dizendo que o processo antigo é melhor que o digital. Claro, a tecnologia digital de hoje é simples, rápida e ótima. Mas para mim, as técnicas de captura de imagem de antigamente, especialmente o processo de colódio úmido, oferecem melhor qualidade, mais tom, mais detalhes e um formato maior. Uma imagem feita com o processo antigo parece mais realista, mais próxima e podem ser preservados por mais tempo. Mais importante, eu gosto, e acho que você também”, disse Bill.

A Câmara escura viaja pela América do Norte e captura paisagens à modo antigo

Veja abaixo uma das imagens capturadas pelo fotógrafo e sua câmera escura gigante:

“Entrei na fotografia quando eu tinha 16 anos no ensino médio; Eu fazia filmes e trabalhos em câmera escura na época. Entrei no processo da placa de cólodio em 2015 e adoro fotografia desde criança”, explicou o fotógrafo ao blog Phoblogapher. O vídeo abaixo mostra o processo completo de confecção realizado pelo fotógrafo Bill Hao:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.