Fotografia e turismo ou simplesmente fototurismo é um nicho crescente, mais ainda pouco explorado no Brasil, que atende turistas que querem fotos profissionais de suas viagens. Ok, mas você pode dizer: até aqui qual é a novidade? Bem, e se dentro desse nicho de ser um fotógrafo de viagens, você também se tornasse um tipo de guia turístico? Isso mesmo, um guia turístico! O casal de fotógrafos Priscila Letícia e Polyanderson Calu, da Maceió Fotografias, entraram de cabeça nesse negócio.
Os clientes que fazem os ensaios fotográficos com o casal, além de terem fotos de suas férias registradas profissionalmente, em cenários de tirar o fôlego, também conhecem locais bem desconhecidos e apresentados pelos fotógrafos durante as fotos, que, normalmente, não são inclusos em roteiros tradicionais das companhias de viagens.
“Eu e meu marido estávamos há seis meses sem nos vermos. Marcamos uma viagem de férias para comemorar nossos nove anos de casados e nos encontrarmos, mas não estava em nossos planos fazer um ensaio fotográfico. Mas acabamos entendendo que era importante registrar as férias com fotos profissionais, com um fotógrafo de viagens”, contou uma cliente de Priscila e Polyanderson. Os fotógrafos levaram o casal para um lugar pouco conhecido por turistas e a cliente amou a exclusividade, os resultados e o sugestão dos fotógrafos locais.
“Fizemos nosso ensaio em um pôr-do-sol em um local que nós nunca havíamos ouvido falar, muito tranquilo e com lindas praias. Não foi apenas um ensaio fotográfico. Foi um registro cheio de emoção, com direito a passeio de barco com um pescador local em uma praia deserta só para nós”, contou a cliente. As fotos que ilustram esse post são do ensaio desta cliente e observe que não há outras pessoas na foto a não ser o casal.
Nas cidades turísticas é comum existir locais lindos, mas poucos conhecidos ou recomendados por guias, hotéis e agências, que acabam indicando sempre os locais mais famosos, tradicionais ou mais fluxo de pessoas e comércios. Porém, nada supera o conhecimento dos moradores e fotógrafos locais que conhecem locais únicos e tão lindos quanto os famosos.
Com a grande vantagem para os fotógrafos de haver menos gente, menos barulho, o que facilita a execução de um ensaio fotográfico com os clientes mais à vontade. Num ambiente mais tranquilo, o fotógrafo consegue com mais calma fazer uma direção de pessoas mais eficiente, encontrar os melhores enquadramentos e luz. Sem falar que no fundos das fotos não haverá um monte de pessoas circulando.
Entendeu o conceito do fotógrafo de viagens e guia turístico? E com certeza a sua cidade também possui locais não tradicionais que renderiam lindas fotos. Que tal você pensar em incluí-los nas suas locações para um ensaio e divulgar no seu site e redes sociais esse tipo de serviço para os clientes de outras regiões e Estados?
O único cuidado extra nesse tipo de ensaio fotográfico em locais pouco conhecidos e com menos pessoas circulando é a questão da segurança. Certifique-se que são locações que não ofereçam riscos demasiados para os clientes, como pedras escorregadias, mirantes com problemas de manutenção, piscinas naturais muito profundas ou vegetações rasteiras com risco de cobras, etc. Claro, esse é o tipo de cuidado que os fotógrafos sempre estão antenados em ensaios externos, mas vale redobrar a atenção. Então, leve garrafas de água pra você e seus clientes e até um repelente em caso de ensaios de áreas de mata ou floresta.