O fotógrafo bengalês Jibon Ahmed, da agência de notícias Purboposhchimbd, foi demitido e agredido após publicar uma foto de um casal se beijando no Facebook. A imagem causou uma grande reação na rede social e foi fortemente condenada no país conservador de maioria muçulmana.
Ahmed escreveu um post em que detalha sua experiência desde que postou a foto, dizendo que uma pessoa até lhe deu uma bofetada enquanto o confrontava sobre a foto. Tirada no campus da Universidade de Dhaka, Ahmed legendou-a com as palavras “Canções das chuvas – deixe o amor ser livre”.
A agência de notícias declarou que ele “não estava apto para trabalhar” depois que surgiram dúvidas se o beijo foi real ou encenado. Está sendo debatido se a imagem violou as leis públicas de decência de Bangladesh, e alguns questionaram se o fotógrafo tinha permissão do casal.
A Purboposhchimbd mais tarde publicou um artigo para esclarecer que a imagem era “pré-planejada” e que Ahmed se desculpou. Eles também abordaram os ataques violentos, aconselhando-o a buscar uma ação legal, mas observando que Ahmed não compareceu à reunião planejada para discutir o assunto.