Tendência

Fotógrafo de animais de estimação ganhou concursos com montagens usando fotos de outras pessoas

O site Photo Stealers trouxe à tona de que um fotógrafo de animais de estimação estava fazendo montagens com fotos de outros fotógrafos e divulgando que as imagens eram completamente reais e apenas de sua autoria. Na verdade, ele comprava as fotos das paisagens em bancos de imagens e inseria digitalmente os animais de estimação. As pessoas que tentavam denunciar a fraude eras bloqueadas em todas as redes sociais pelo fotógrafo.


De acordo com o site, o fotógrafo de animais de estimação da Nova Zelândia, Ben Sheehan, usou fotos de outros fotógrafos sem citar créditos em suas composições que o ajudaram a ganhar vários prêmios em concursos fotográficos. Recentemente, ele foi finalista no Dog Photography Awards, mas diante das denúncias sua inscrição foi revogada, porém, antes disso, ganhou vários prêmios importantes nos concursos de GuruShots. Veja a imagem do fotógrafo na lista dos finalistas do Dog Photography Awards:

Fotógrafo de animais de estimação ganhou vários concursos com montagens usando fotos de outras pessoas

A foto finalista de Ben Sheehan no Dog Photography Awards foi criada com uma foto de uma cachoeira na Nova Zelândia que é vendida pela Getty Images,, como mostram as imagens abaixo publicadas pelo site Photo Stealers:

Fotógrafo de animais de estimação ganhou vários concursos com montagens usando fotos de outras pessoas

Quando questionado no Instagram se a foto é uma composição, Ben Sheehan respondeu que não faz montagens e forneceu informações sobre como foi feita a captura. Veja o print abaixo:

Aqui estão alguns outros exemplos encontrados de fotos de outras pessoas usadas nas composições de Ben Sheehan:

Fotógrafo de animais de estimação ganhou vários concursos com montagens usando fotos de outras pessoas
Fotógrafo de animais de estimação ganhou vários concursos com montagens usando fotos de outras pessoas

Questionado pelo site Petapixel, o fotógrafo admitiu que estava divulgando as composições e fotos como inteiramente suas, mas segundo ele, todas as fotos usadas nas montagens foram compradas e lhe dão o direito de usá-las nas fusões. “Mil desculpas, aprendi uma lição de vida. Mas nenhuma foto foi roubada, eu paguei e tenho autorização de propriedade para todas as fotos que usei. Incluindo para composição”, disse Ben Sheehan à Petapixel.

Se realmente o fotógrafo comprou e licenciou as imagens e pode usá-las, inclusive, em montagens, não há de fato nenhuma ilegalidade em relação ao uso das imagens. Mas ao não informar para concursos fotográficos que as fotos eram de outros fotógrafos e ao dizer que era ele que fazia as imagens, sem dúvida, ele estava tentando enganar os organizadores e, automaticamente, levando vantagem sobre os outros concorrentes, sendo que a maioria das competições fotográficas proíbem a montagem de fotos. O GuruShots ainda não informou se irá cancelar os prêmios que Ben Sheehan ganhou ilegalmente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *