A fotografia de objetos (publicitária ou still) engloba muitos temas de fotografia, dentre eles a de alimentos. E, dentro da própria fotografia de alimentos, podemos considerar algumas subdivisões e peculiaridades. Uma delas, talvez a mais complicada, é capturar alimentos congelados. E hoje em dia estão em alta as paletas mexicanas, ou seja, mais trabalho para fotógrafos de alimentos.
O fotógrafo e publicitário Daniel Gaertner, de Joinville/SC, especialista na área, elaborou um passo-a-passo exclusivo para o iPhoto Channel, explicando a melhor forma de fotografar picolés, sorvetes, entre outros. Confira:
1. Derretimento
Alimentos congelados são um pouco mais difíceis de fotografar, justamente pela sua condição física. Os picolés geralmente demoram mais para derreter do que o sorvete. Picolés de fruta (base de água) são os que demoram mais para derreter. Já os picolés a base de leite derretem mais rápido.
2. Preparando a cena antes
Então antes de tirar o picolé do congelador, é preciso planejar a cena a ser fotografada, testar a luz e já prever onde o picolé entrará em cena. Depois de tudo testado e já conferido, é que se leva o picolé p/ cena. Em geral, para alimentos, uma iluminação contra-luz é mais interessante, pois ressalta os relevos dos alimentos – combinado com iluminação frontal de preenchimento.
3. Casting: é preciso ser rápido!
Escolher os picolés que tiverem o melhor formato, e sem cristais de gelo por cima. Caso o picolé apareça esbranquiçado na foto, pode-se borrifar água nele (mas cuidado, pois a água depois cristaliza e volta a ficar esbranquiçado). Pode-se pegar uma faca lisa ou espátula para raspar os cristais de gelo (cuidando para não marcar o picolé).
4. Hora do clique principal
Já com a câmera fixa no tripé (visão aérea), traga os picolés escolhidos para a cena, e você terá pouco tempo antes que comecem a derreter, em geral se tem até 3 minutos. Posicionados os picolés, faz-se a primeira foto superior.
5. Cliques secundários devem ser rápidos
Após garantida e conferida a foto principal, eu retiro a câmera do tripé e faço algumas fotos de ângulo mais baixo, com vários enquadramentos (horizontal, vertical, inclinada, plano geral, close), rodeando a cena. Em geral, eu faço em média 30 fotos em outros ângulos. Isso tudo sendo muito rápido.
6. Pós-produção
O tratamento das fotos geralmente não é muito complicado. Exceto fotos still em fundo branco, essas por serem fotografadas em close, exigem um tratamento mais minucioso.