A burocracia cotidiana do estúdio é uma das dores de cabeça das quais o fotógrafo não pode se esquivar. É preciso pagar as contas, cuidar da agenda, publicar novas fotos no site, mandar provas para os clientes e por aí vai. Por tediosa que seja essa etapa, ela é fundamental para que o profissional tenha sucesso. E quanto maior controle sobre isso, maiores as chances de êxito.
Conhecedor dessas dificuldades, o fotógrafo de casamentos Anderson Miranda, 45, resolveu desenvolver uma solução que reunisse, em um único software, toda a rotina administrativa do estúdio. O profissional, que fotografa há quase uma década e tem formação em computação gráfica, criou uma divisão de tecnologia em seu estúdio, localizado em Curitiba (PR), cidade onde mora. Batizado de GAMtech, o segmento foi responsável pela criação do PhotoManager. “Quase 100% do código foi desenvolvido por mim pessoalmente”, afirma Anderson.
Segundo ele, o PhotoManager é um sistema de gerenciamento para estúdios. “Posso acessar de qualquer lugar e rapidamente verificar a situação geral da produção, vendas e do financeiro”, garante o desenvolvedor, que elaborou a solução há quase dois anos para uso interno, mas a transformou em produto.
O programa permite emitir notas e contratos, criar galerias de imagens para aprovação do cliente e aprovar livros ou álbuns de fotografia. Ele roda na web e pode também ser acessado em tablets ou smartphones. “O sistema é totalmente online, não exige instalações. O fotógrafo entra, cria uma conta para seu estúdio e começa a usar imediatamente”, acrescenta Anderson.
O PhotoManager pode ser usado gratuitamente durante 30 dias, após os quais o usuário passar a utilizar mediante assinatura mensal, semestral ou anual. Os valores vão de R$ 39 a R$ 199 ao mês, com 10% e 20% de desconto para assinaturas semestrais e anuais, respectivamente. Segundo o pai da solução, outros profissionais de segmentos criativos, como videomakers e designers, podem adotar o sistema.
Abaixo, o vídeo mostra como o PhotoManager funciona: