Já pensou você poder criar suas próprias lentes em casa, para os mais diversos usos em sua câmera fotográfica? Bom, foi mais ou menos isso que fez o fotógrafo Mathieu Stern. “Eu sempre sonhei em criar minha própria lente”, contou. Falamos sobre o trabalho incrível de Stern por aqui não faz muito tempo: ele usou uma lente de 1910 em uma Sony A7II.
Ele tem paixão por lentes antigas e foi um pouco mais além desta vez. Mathieu Stern fez um modelo 3D a partir de uma lente de 1890 – como não sabia de fato fazer modelos em 3D, utilizou as medidas da lente para criar a impressão. Mas não fez isso sozinho. Ele contou com a ajuda de Arnault Coulet, CEO de uma agência francesa de impressão 3D chamada Fabulous.
“Felizmente para nós, eu vi todo o potencial louco e divertido que poderíamos criar com este projeto”, conta Mathieu.
A equipe da Fabulous, juntamente com o fotógrafo, fez o protótipo 3D e imprimiu a lente. A ideia era conceber uma objetiva que pudesse ser montada na câmera Sony A7II. Veja o processo:
O resultado foi uma lente monóculo (o que significa que tem apenas uma lente de vidro na frente) com distância focal de 135mm e abertura f/1.8. Mathieu Stern então fez várias fotos de paisagem e também retratos. O resultado desse invento é belíssimo, criando fotografias com um tom de sonho graças ao bokeh bastante distorcido desta lente. Confira: