Fotógrafo cria câmera de grande formato para fazer vídeos
Recentemente, o fotógrafo norte-americano Zev Hoover, de apenas 18 anos, criou uma câmera de vídeo de grande formato 8×10. Hoover publicou a experiência em seu blog, onde escreveu que acredita que ela seja a primeira de seu tipo já feita. Em um vídeo no Youtube, ele descreve um pouco do processo:
A câmera possui uma construção prática e acessível para pessoas comuns. A metade da frente é uma antiga câmera de grande formato construída em torno de um controle deslizante de vídeo para ajustar o foco durante o disparo, movendo a lente e o fole para frente e para trás.
Na parte da frente da câmera há uma antiga lente de grande formato que projeta uma imagem no plano branco na parte de trás da câmera. Uma câmera digital é então colocada embaixo da câmera de grande formato, capturando a imagem no plano branco através de um furo, usando uma lente grande angular.
“É incrível trabalhar com a qualidade da imagem em formato grande”, diz Hoover. “[É] como IMAX, mas muuuuuuito maior.”
Hoover contou ao site PetaPixel que a câmera funciona projetando uma imagem um pouco maior do que 8×10 – com toda a profundidade e aberrações do vidro de grande formato – em uma superfície mate, como uma tela de projeção perfeita. Ele então transforma esse plano em uma nova imagem usando uma lente grande angular Irix 15mm f/2.4 Firefly em uma câmera Sony A7S.
Para compensar o fato de que a câmera de vídeo está capturando o plano branco em ângulo, Hoover usa 12mm de deslocamento. Segundo ele, “a principal desvantagem é a sensibilidade”. No processo de recapturar a imagem, ele perde cerca de 6 pontos de luz. Como você pode ver no vídeo, mesmo com a sensibilidade fantástica da A7S, as imagens internas eram quase impossíveis.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Hoover, acesse seu site, Facebook ou Instagram.