Tendência

Fotógrafo corajoso filma avalanche gigantesca, mas é atingido

O fotógrafo Harry Shimmin estava fotografando e filmando uma excursão as montanhas Tian Shan, no Quirguistão, quando de repente uma geleira se desprendeu da encosta e deu origem a uma gigantesca avalanche. Inicialmente, o fotógrafo estava muito distante do acidente e continuou filmando as impressionantes imagens, mas ele não imaginou o pior.

Em entrevista ao News.com.au, Harry disse que inicialmente estava focado em capturar uma boa foto da avalanche quando a geleira despencou na lateral do penhasco. “Inicialmente, eu estava focado em tentar obter um bom vídeo. Eu realmente não esperava que ele chegasse tão perto quanto chegou, mas quando ele passou pela primeira colina eu sabia que não havia para onde correr porque eu estava na beira de um penhasco, e que sair de onde eu estava seria mais perigoso. Quando chegou a segunda colina foi quando percebi que seria atingido”, disse Harry. Veja abaixo o vídeo impressionante:

“Embaraçosamente, um dos principais pensamentos na minha cabeça era algo como: ‘Eu odeio quando as pessoas não filmam avalanches corretamente, vou mostrar a eles como se faz’, e foi quando decidi correr o grande risco de me proteger só no último minuto”, disse Harry.

Apesar do alto risco e da imagens assustadoras, Harry e todo grupo da excursão escaparam ilesos, apenas uma mulher teve um pequeno corte no joelho. Porém, o próprio fotógrafo concluiu que o grupo estava a cinco minutos da morte.

“Foi só mais tarde que percebemos a sorte que tivemos. Se tivéssemos caminhado mais cinco minutos em nossa jornada em direção a montanha, estaríamos todos mortos. Se você olhar atentamente no vídeo, poderá ver a trilha cinza fraca serpenteando pela grama. Esse foi o caminho. Atravessamos depois, caminhando entre enormes pedregulhos de gelo e rochas que foram lançadas muito mais longe do que poderíamos ter corrido, mesmo que agíssemos imediatamente”, disse Harry.

Artigos relacionados