Fotógrafo convence noivos a fazer ensaio no inverno de zero graus
O amor é um sentimento que aquece o coração, certo? “É o calor que aquece a alma”, já diria Nando Reis. E no caso de Viviane Grassi e Felipe Fert, provavelmente o suficiente para topar um ensaio fotográfico à zero graus. E essa ideia maluca foi do fotógrafo Renato Pinheiro, que aproveitou o clima super frio do sul do país para dar vida a este belíssimo ensaio. A ideia foi tão inusitada que conquistou grandes portais nacionais, como o Diário Catarinense e o G1.
“O ensaio foi bem rápido, não podíamos pensar muito, durou uns 40 minutos. Pois demorando mais o efeito da geada, nascer do sol e neblina não iam ser mais tão agradáveis. Sendo que na verdade não esperávamos neblina, estávamos contanto que fosse como a geada do dia anterior que fotografei aqui no Cerrito, chão branco e céu bem azul. Mas tenho certeza que essa neblina enriqueceu demais esse trabalho”, contou o fotógrafo ao iPhoto Channel.
Conversei com o Renato Pinheiro, que nos deu uma entrevista exclusiva contando essa divertida história. Confira:
iPhoto Channel – Como você levou a ideia para os noivos de fotografar nesse horário, em 0ºC? Qual foi a primeira reação deles?
Renato Pinheiro – No dia anterior a sessão de fotos deu a maior geada desse inverno, e eu resolvi sair para tirar uma foto da geada na fazenda da família da minha esposa, aqui mesmo em São José do Cerrito/SC. E quando cheguei lá achei o espetáculo tão lindo, aquele branco de “arder os olhos”, aquele céu azul contrastando com a geada e na hora pensei “uma noiva nesse campo ia ficar demais”. E nesse mesmo dia o pessoal da Vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul (cidade vizinha da nossa) postou fotos da Geada de lá e fiquei encantado com aquele quantidade de geada. E na hora pensei “temos que arrumar casal de noivos e amanhã antes de amanhecer o dia estar começando os trabalhos”. E em menos de 24 horas organizamos tudo: casal, locação, vestido, maquiagem e auxílio de luz. E antes das 7 da manhã estávamos lá prontos para fotografar.
iPhoto Channel – Como foi a sensação de fotografar nessa temperatura? Você teve alguma dificuldade?
Renato Pinheiro – Eu estava tranquilo, bem agasalhado, mas minhas mãos estavam muito geladas porque não consigo fotografar de luvas. Mas meu auxiliar era um primo meu de Florianópolis, esse sofreu com o frio, mesmo de luva, toca, cachecol, hehe.
iPhoto Channel – E os noivos, não reclamaram de frio, nada?
Renato Pinheiro – Os noivos foram fantásticos. O noivo só reclamou quando fiz o convite, meio que se negou. Mas a Noiva sempre consegue tudo, hehe. E na hora das fotos o noivo estava de boa, de terno, e quando a noiva fotografa sozinha, ele pegava cobertores dela. E a cada 5 a 10 minutos a gente parava e ela se cobria e entrava um pouco no carro. Apesar que por baixo do vestido ela estava de calça e bota. Mas mesmo assim, a parte de cima toda de renda. Ela passou muito frio, mas em nenhum momento reclamou de nada, estava super curtindo cada momento.
Renato Pinheiro – O pessoal da Vinícola Abreu Garcia através de sua acessória de impressa já lançou no Diário Catarinense, como de costume faz com as grande produções que a vinícola recebe. E no G1 me deu o palpite de perguntar pra uma amiga minha que é Repórter da RBS local (nota da edição: afiliada da Globo no sul) se ela tinha algum contato da globo.com, e na hora já passei a história pra ela e o pessoal do G1 entrou em contato comigo, e no mesmo dia já saiu no G1 nacional.
iPhoto Channel – E qual foi o sentimento depois que você viu seu trabalho nestes grandes sites?
Renato Pinheiro – Utilizei um Nikon D700. E uma lente Nikon 24-120mm 1:4G ED. Usei essa lente pois a cena pedia uma lente grande angular, para conseguir abranger mais detalhes do cenário. Para iluminar o assunto utilizei um Flash Nice Photo rebatido em uma sombrinha prateada com difusor branco. E nas fotos mais próximas aos cavalos não utilizei flash em algumas, usei apenas a mesma câmera e lente.
Bem, no começo quando o sol estava nascendo mesmo, a neblina não estava tão forte onde estávamos, então foi tranquilo. Nessa hora o sol chegou lindo pra gente e desenhou o fundo da paisagem. Depois que o sol subiu mais um pouco, a neblina tapou ele e dai sim a neblina ficou mais intensa, mas nada que tenha me atrapalhado, pois o flash dissipava bem a neblina quando iluminava o assunto e o fundo da cena ficava bem nevoeiro que era o que a gente desejava.
Queríamos esse impacto da neblina. E depois que o sol subiu mais um pouco, viramos o assunto em favor do sol, usando apenas ele como luz, como tinha neblina ainda ele chegava mais suave e já colorindo o céu de azul. A abertura sempre mais alta que f/7 chegando em várias cenas f/22, para poder dar mais detalhes do cenário e um céu menos claro.