Foi com surpresa que Hermes Bezerra, 44, recebeu a notícia de que havia vencido a quarta edição do concurso anual Duggal Capture the Moment Photo Contest. “Eu nem lembrava que havia me inscrito”, disse o carioca, que vive em Florianópolis (SC) há 21 anos, ao portal G1.
Foi justamente uma foto feita na praia da Cachoeira do Bom Jesus, no norte da ilha de Santa Catarina, onde Hermes mora, que o permitiu superar os outros cinco finalistas, procedentes da Eslovênia, Estados Unidos, Egito, Índia e Inglaterra.
A imagem é resultado de uma brincadeira de criança um pouco fora de moda (e também um tanto arriscada): colocar fogo em uma palha de aço e girá-la para produzir espirais de faíscas. “Eu havia reunido a família para cozinhar uma feijoada e tivemos a ideia de ir para a praia com as crianças e brincar”, explicou o fotógrafo, que conta 23 anos de fotografia, atuando nas áreas de fotojornalismo, fotografia documental, publicidade e gastronomia. “Usei minha câmera de trabalho, uma Nikon D700. A foto foi feita com 30 segundos de exposição, ISO 100 e abertura em 6”, detalhou.
O concurso é promovido pelo laboratório nova-iorquino de impressão digital Duggal Visual Solutions. Como prêmio, Hermes terá direito a uma impressão em alta qualidade de sua imagem e fará uma exposição na galeria da empresa.
Como esse, já são sete prêmios no currículo. Em 2007, Bezerra conquistou o importante Prêmio Olívio Lamas, com a imagem de um homem nu pulando de uma janela, na Argentina.