O fotógrafo brasileiro Carlos Fairbairn teve uma grata surpresa nesta segunda-feira: sua fotografia foi selecionada para a página Astronomy Picture of the Day (Imagem de Astronomia do Dia) da NASA. A cada dia a agência espacial americana publica imagens e vídeos relacionados ao espaço produzidos ao redor do mundo e também do próprio espaço. A foto de Kiko Fairbairn mostra a Via Lactea registrada no Deserto do Atacama, Chile.
“O grande barato dessa publicação é que muitas pessoas ligadas em astronomia ao redor do mundo podem ver a imagem e ler o texto feito pela própria NASA sobre os objetos celestes contidos na foto”, escreveu Carlos em seu Facebook.
A própria NASA publicou um texto que descreve a imagem e destacou em seu site os objetos celestes capturados no clique:
“Às vezes, o céu imita o chão. Fotografada em maio de 2017 no deserto de Atacamam no Chile, o primeiro plano da imagem em destaque engloba a borda da caldeira de um vulcão extinto. Repetindo poeticamente o mergulho abaixo, vemos o arco da nossa galáxia, a Via Láctea, acima. Muitos ícones famosos pontilham esta vista noturna do sul, incluindo o centro da nossa Galáxia no extremo esquerdo, a estrela de laranja brilhante Antares também à esquerda, a constelação do Cruzeiro do Sul, perto do topo do arco, e a vermelha e brilhante Nebulosa de Gum na extrema direita. Logo acima do horizonte e dividindo dois picos vulcânicos distantes perto do centro da imagem está a Grande Nuvem de Magalhães – a maior galáxia satélite da Via Láctea”
Veja a foto no site da NASA.