No dia 26 de agosto, o fotógrafo paulista Luca Bassani registrou uma imagem impressionante do acidente entre Nico Hulkenberg, Fernando Alonso e Charles Leclerc, na largada do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps. Em entrevista ao blog Voando Baixo ele contou como foi:
“Acho que esse GP da Bélgica foi meu 15º ou 16º. E tive uma ideia diferente para registrar a largada. Porque geralmente a gente fotografa uma largada com lente menor, tipo uma 70-200mm. E já costumava fotografar essa largada com uma lente fixa de 300mm. Mas tive um insight no sábado e eu imaginei que pudesse ter alguma coisa na largada depois que eu vi o grid. Como eu tô fotografando pra minha revista, a Car Magazine, decidi fazer diferente: usar uma lente imprópria pra largada, a 600mm. Queria entrar na ação. Então, consegui fazer a largada lá no fundo, pegar a disputa dos ponteiros e procurar o caos”, disse Luca.
A ideia era boa, porém, de execução complicada. Por isso, Luca resolveu testar tudo durante a largada da Fórmula 2, categoria de acesso que acontece mais de quatro horas antes da Fórmula 1, para marcar a posição ideal em um espaço tão disputado pelos fotógrafos na competição de automobilismo.
“Pra não errar, na largada da Fórmula 2 no domingo de manhã, eu reservei a minha janela e treinei a minha largada de 600mm, pra poder ficar tranquilo na hora da Fórmula 1. Minha maior sorte foi ter acontecido o acidente, porque eu apostei que ia acontecer alguma coisa, algum caos. Então, na hora que aconteceu, eu só executei. Foi até fácil, mesmo com uma 600mm e a foto ficou muito boa.”
Luca Bassani é um dos mais experientes fotógrafos brasileiros de esporte a motor, com mais de 150 GPs de Fórmula 1 no currículo e inúmeras corridas no automobilismo nacional.