Sua imagem, intitulada “sinal”, mostra um grupo de emigrantes africanos na beira do mar tentando capturar um sinal de rede telefônica mais econômica do país vizinho, Somália.
Nesta 57° edição do World Press Photos, o maior prêmio internacional de fotojornalismo foi para o fotógrafo americano John Stanmeyerha. A imagem “Sinal” reflete uma situação frequente dos emigrantes em uma praia de Djibuti – ponto de parada comum para todos aqueles que procuram ingressar na Europa e o Meio Oriente em busca de melhores condições de vida -, onde todos estendem seus telefones celulares para o céu com a esperança de captar um sinal mais barato para falar com os seus familiares.
A fotografia foi realizada em fevereiro de 2013 e publicada na revista National Geographic. Segundo o fotógrafo, as únicas fontes de iluminação utilizadas nesse registro foram a luz da lua e das telas dos aparelhos móveis.
Jillian Edelstein, um dos júris deste ano, afirmou que a foto “está ligada a tantas outras histórias que abre discussões sobre tecnologia, globalização, migração, pobreza, desespero, alienação e humanidade. É uma imagem muito sofisticada, tão poética e ainda cheia de significados, transmitindo questões de grande gravidade e preocupações no mundo de hoje.”
Todas as imagens ganhadoras serão expostas em diferentes partes do mundo em uma mostra itinerante, começando em Amesterdão, o dia 18 de abril. Depois, parte para cem cidades em 45 países.