Ex-moradores de rua promovem exposição

Uma exposição com imagens feitas por ex-moradores de rua de São Paulo está em cartaz na Livraria Bookstore (R. Bento Freitas, 314, Vila Buarque), no centro da capital paulista. Resultado de uma oficina fotográfica promovida pelo Ponto Cultural Ocas, no bairro do Brás, a mostra reúne 40 imagens que revelam a maneira como essas pessoas veem a metrópole.

Concluída no final do ano passado, a oficina não foi exclusiva para ex-moradores de rua e ex-dependentes químicos. Moradores do bairro também participaram, de enfermeiros a arquitetos. “A mistura é proposital, com isso a enfermeira perde preconceito com o morador de rua. E o morador de rua não se sente renegado. Acaba rolando um entrosamento entre eles”, disse ao Estadão Lucas Barros, fotógrafo e professor voluntário da oficina, que se surpreendeu com o resultado da iniciativa.

“Os participantes já estão acostumados com a cidade, as ruas e o cotidiano de São Paulo, até porque vários dos integrantes da oficina já moravam na rua, mas através da fotografia eles passaram a perceber esse visual de uma forma mais crítica”.

A mostra, chamada Ecos das Ocas, conta com apoio da Pinacoteca do Estado e do Instituto Pró-Diversidade e fica em cartaz na Bookstore até 9 de março. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados