A impressionante imagem de dois surfistas remando no mar ao nascer do sol venceu um concurso de fotografia. A surpresa é que a cena não é real e foi gerada por uma inteligência artificial (IA). A DigiDirect, empresa australiana de eletrônicos, realiza um concurso fotográfico semanal com prêmio em dinheiro, anunciou que a foto vencedora foi tirada por Jane Eykes com um drone.
A imagem vencedora foi inscrita sob o nome de Jan Van Eyck, um pintor do século 15 que criou A Adoração do Cordeiro Místico, também conhecida como a obra de arte mais roubada de todos os tempos. Veja abaixo a primeira foto criada por IA a vencer um concurso de fotografia no mundo:
Mas logo após o anúncio da DigiDirect, o estúdio Absolutely AI confessou que havia inserido a imagem sob falsos pretextos, declarando-a “a primeira fotografia gerada por IA a ser premiada no mundo”. A empresa escreveu em um comunicado que fez isso para provar que “estamos em um ponto de virada com a tecnologia de inteligência artificial, passando no teste final”.
A Era da Fotografia por IA Chegou
No ano passado, uma imagem de IA ganhou um concurso de belas artes (Fine Art) no Colorado, Estados Unidos, mas este é o primeiro concurso de fotografia vencido por uma máquina. Embora não seja uma competição fotográfica das mais relevantes, a premiação é um alerta importante para a indústria. À medida que a tecnologia melhora, ficará cada vez mais difícil diferenciar uma foto genuína de uma imagem criada por uma inteligência artificial.
“Já ganhei prêmios de fotografia. Eu ganhei prêmios em cinema e coisas assim. E minhas coisas não parecem tão boas quanto as que uma máquina pode gerar.”
“Não precisávamos acordar ao nascer do sol, dirigir até a praia e enviar o drone para capturar a imagem. Criamos esta imagem em nosso sofá inserindo texto em um programa de computador. Estamos em um ponto agora em que a máquina pode ser o criador superior ao homem”, disse Jamie Sissons, um dos fundadores da Absolutely AI e o criador da imagem.
“Surfistas e Praia” Nunca Existiram
A Absolutely AI escreveu que “os surfistas da nossa imagem nunca existiram. Nem aquela praia ou trecho de oceano em particular”. A imagem vencedora foi feita de uma quantidade infinita de pixels tirados de infinitas fotografias carregadas online ao longo dos anos.
Apesar de ter criado a fotografia por IA, Jamie Sissons disse que a tecnologia o assusta. Ele afirmou que, como criador, é “aterrorizante” ver o trabalho que ele criou, pois tudo parece tão básico. Sissons, que já venceu prêmios de fotografia e cinema, afirmou que suas obras não parecem tão boas quanto as geradas por uma máquina. “Já ganhei prêmios de fotografia. Eu ganhei prêmios em cinema e coisas assim. E minhas coisas não parecem tão boas quanto as que uma máquina pode gerar.”
A fotografia por IA vai substituir a fotografia feita por humanos
A imagem premiada pelo concurso de fotografia da DigiDirect é uma prova de que a tecnologia de IA está evoluindo a passos largos. No entanto, a fotografia realizada por seres humanos sempre terá um valor inestimável, afinal, a fotografia é mais do que apenas a captura de imagens, é uma forma de arte e expressão humana da realidade.
Leia também: Os 5 melhores geradores de imagens com Inteligência Artificial (IA)