Bebês: 5 cliques de Cristiano Borges

Realizar trabalhos que superem as melhores expectativas do cliente é uma prerrogativa de todo fotógrafo que almeja uma carreira sólida. A cada vez que um olhar embasbacado recebe as imagens que lhe são entregues, o profissional experimenta a satisfação de ter cumprido uma boa jornada, quando técnica e improviso concorreram para a realização de uma imagem que irá figurar com mérito no portfolio. 

skate IMG_9387

Nenhum trabalho assim, entretanto, é isento de desafios. Especialmente quando o objeto em questão é a popularíssima fotografia de recém-nascidos, segmento que tem a segurança na linha de frente. Não se pode pensar em nenhuma ousadia que comprometa minimamente o bem-estar dos pequenos, precoces modelos que a vaidade dos pais expõe ao olhar terno de uma máquina fotográfica.

Cristiano Borges, 27, capixaba especializado em fotografar bebezinhos (leia mais sobre o trabalho dele aqui), é desses que procuram realizar imagens acima da média, lançando mão de uma boa dose de criatividade. Foi assim que ele executou esta série de cinco imagens, realizadas ao longo do último ano, e que ele considera memoráveis. Cada uma carrega uma intenção clara e uma história, que Cristiano resume abaixo:

É dia de rock, bebê!00 postar face 10 dias Enrico rock guitarra Mae Morgana IMG_8395

“Esta foto com a guitarra foi um grande desafio, pois fiz na semana do Rock in Rio. Esses materiais são dos pais, eu sugeri que eles trouxessem para ver o que poderíamos criar com aquilo que viesse. Quando vi os instrumentos, que eram a grande paixão do pai, logo me veio à cabeça o evento da semana. Fiz toda a montagem do set, mas ainda faltava algo: a fumaça de palco que normalmente se usa em grandes shows. Então tive que criar minha própria fumaça dentro do estúdio, mas não poderia ser a fumaça original, pois estávamos fotografando um recém-nascido de 10 dias – lembre-se que nossa maior preocupação é com a segurança do bebê. Improvisei, como um bom brasileiro, a fumaça dentro do estúdio com umidificadores de ar. Posicionei-os em pontos estratégicos atrás do bebê e liguei. Pronto, aí estava a fumaça. Posicionei dois flashes para pintar aquela ‘fumaça de água’ colocando uma gelatina na frente de cada flash, uma azul e outra vermelha. Preparei a iluminação para meu motivo principal e pronto. Fizemos esta bela imagem, encantando principalmente os papais”.

Um bebê, uma árvorebernardo toco IMG_7552 toco

“Fiz pensando na responsabilidade social. Depois de fazer a foto, começamos a fazer campanhas para conscientizar a população e incentivar os pais a plantarem uma árvore, batizando-a com o mesmo nome do bebê que acabou de nascer. Logo, quando a criança crescer, irá ver o compromisso dos pais com ela e com o meio ambiente”.

Radicalismo precoceIMG_9646 copy

“A foto do capacete e a do skate  [no início do post] foram desafios enormes, pois tive que recriar os esportes que os papais mais amavam. Visualizei as duas imagens na cabeça antes mesmo de criar. A luz, a cena, o posicionamento da equipe, enfim, tudo tinha que estar no seu devido lugar para poder fazer essas imagens. No final, os pais amaram o resultado e eu ganhei mais imagens para o meu portfolio”.

E agora, as notíciaspenico

“Adoro política, e sempre me seguro para não postar nada sobre o que penso, então desenvolvi uma forma de ‘falar’ aquilo que penso através das imagens. Esta foto eu fiz quando as manifestações em todo o Brasil estavam em seu melhor momento. Comentei sobre a política no Brasil numa publicação passando também minha mensagem: é importante votar consciente para que depois não receber más notícias nos jornais”.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Boa tarde, gostaria de saber se uma lente 35mm 1.8 dá pra fazer boas fotos e que outra ou outras lentes usar.
    A luz deve ser artificial ou também fica bom com luz natural, fraca, para dar naturalidade às fotos.

    Agradeço desde já.

    Marcus.