Fotografia newborn

5 dicas para acalmar o bebê na sessão newborn

Foto: Kelvin octa / Pexels
Livros de fotografia

Já deve ter acontecido com alguns fotógrafos aquele momento em que o bebê não para de chorar, ou ele está irritadiço e não dorme. Algumas técnicas podem te ajudar nesse momento. No livro Guia Prático para fotografar Newborn a especialista no assunto Paloma Schell dá algumas dicas essenciais.

Um bebê recém-nascido dorme em média 3 horas consecutivas, tempo suficiente para uma boa sessão de fotos. E para isso reviver o ambiente intrauterino ativa a sensação de segurança e conforto do recém-nascido, essas técnicas são voltadas especificamente para isso. Nesse artigo você confere 5 dicas para deixar o bebê mais calmo e fazer a sua sessão de fotos render.

Foto: Teemu R / Pexels

1) Compressão

Mantenha o bebê preso ao seu corpo, enroladinho e quentinho. Ele ficou 9 meses dentro da barriga da mãe, nesse momento o que ele mais reconhece é a sensação de segurança.

2) Posição fetal

Durante a gestação a posição em que ele mais ficou foi a fetal, mas após o nascimento ele passou a descobrir novos movimentos, a lembrança do bebê e a sua posição “natural” é a posição fetal. Colocando-o desse jeito ele irá se acalmar.

Foto: Daniel Reche / Pexels

3) Sensação térmica

O estúdio deve estar bem preparado para receber o bebê por isso a temperatura precisa ser ajustada antes mesmo dele chegar. Como nós sabemos ele passou 9 meses dentro da barriga da mãe, portanto estar quentinho o tempo inteiro é essencial. Ajuste a temperatura do seu estúdio para 26 e 29 graus.

4) Palmadinhas no bumbum

Todos nós já vimos essa cena clássica das palmadinhas no bumbum e muitas pessoas podem falar “não dá certo”, a questão é: você sabe para que servem as palmadinhas? O bebê passou os últimos momentos dentro da barriga da mãe virado para baixo, portanto seu bumbum estava mais perto do coração, as palmadinhas revivem esse sentimento, quando sincronizadas e com a firmeza certa elas simulam os batimentos cardíacos da mãe e fazem o bebê ir ficando mais calmo.

5) O som uterino

A reprodução do som uterino deve ser contínua no estúdio e “alta”. Essa é uma maneira de acalmar o bebê e abafar som externos. Recriando o útero da mãe é possível acalmar o bebê para que a sessão siga tranquila.

Para adquirir o livro Guia Prático para fotografar Newborn de Paloma Schell é só acessar nossa loja online clicando aqui.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!