Fotografia newborn

4 dicas para fazer o ensaio Newborn render mais e de forma tranquila

Foto: Rene Asmussen
Livro de fotografia

Um ensaio Newborn pode ser bem delicado de dirigir e para isso é preciso muito preparo. Além dos cuidados com o estúdio, equipamentos e outras preparações, para que tudo ocorra bem, é sempre necessário orientar os pais, e essa pode ser uma parte bem delicada do trabalho de um fotógrafo de Newborn. 

É a partir dessa comunicação que 50% da sessão irá ocorrer de forma como esperado, por isso a grande importância. Em seu livro “Guia prático para fotografar Newborn“ a fotógrafa Paloma Schell nos dá algumas orientações para seguirmos na pré-comunicação com o cliente. 

1) Informe sobre os elementos de cena e a segurança do bebê

A primeira coisa que você precisa fazer é informar o seu cliente sobre o seu ambiente de trabalho, como as coisas funcionam, e algumas regras que precisam ser respeitadas. Na fotografia Newborn utilizamos muitos elementos de cena com o bebê, e é sempre importante deixar claro para os pais que tudo está muito bem higienizado e que não há riscos para se preocuparem.

Foto: Pixabay

2) Explique como funciona o seu ambiente de trabalho

Uma segunda orientação muito importante é sobre a quantidade de pessoas no local. O ambiente precisa estar calmo e silencioso, sem barulhos e sem surpresas desagradáveis. Para isso oriente a família e deixa claro a quantidade de pessoas que podem estar no recinto. Explique como o ambiente deve seguir tranquilo e aconchegante para que o bebê sinta-se bem.

3) Converse com a mamãe e passe dicas

A mãe deve seguir algumas orientações a mais, como na alimentação. Restringir a ingestão de cafeína, frutas ácidas e alimentos flatulentos dois dias antes ajudará durante a sessão prevenindo o desconforto do bebê. 

Foto: Pixabay

4) Hora do mamar

Importante que fique claro para os pais que os intervalos para amamentação irão ocorrer. O ensaio fotográfico é pra ser algo tranquilo e amoroso, por isso não há intervenções na alimentação do bebê. Já que esses podem se alimentar de duas em duas, ou em intervalos menores.

Foto: Alicia Zinn

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário