“Genesis”, de Sebastião Salgado, em Minas

Chega a Belo Horizonte (MG) a exposição Genesis, de Sebastião Salgado, no Palácio das Artes da capital mineira. Genesis é um acervo de 245 fotografias em preto e branco que retratam regiões e tribos que Salgado visitou em mais de 30 viagens durante oito anos em busca de lugares remotos e quase sem intervenção do homem.

As fotografias, curadas por Lélia Salgado, são divididas em cinco seções: Planeta azulSantuáriosÁfricaTerras do norte e Amazônia e Pantanal, e apresentam lugares como as Ilhas Malvinas, os vulcões e a vegetação das Ilhas Galápagos, comunidades ancestrais como o grupo Himba da Namíbia, os ursos polares da Ilha Wrangel e a fauna e a flora da enorme floresta tropical.

O que torna a exposição ainda mais interessante são os desafios que o fotógrafo teve de superar para concluir o projeto: por causa da burocracia, além de pedir autorização das forças armadas do Reino Unido, Sebastião Salgado teve que esperar quatro anos para conseguir um barco que o levasse às Malvinas;  o frio extremo da Sibéria, que chega a -45ºC,  fez com que o fotógrafo tivesse que passar 45 dias sem tomar banho e o difícil acesso o obrigou a sobrevoar uma região em um balão para conseguir o clique.

 Genesis fica em cartaz na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard e no Espaço Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes na Avenida Afonso Pena, nº 1537, no centro de Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

Fonte: Jornal da Fotografia.

montagem_banner_newborn

Artigos relacionados