Que a Xiaomi já estava dando passos largos no mercado de fotografia mobile era inegável. Mas agora a gigante chinesa dos smartphones foi muito além e anunciou uma parceira bombástica, que estremeceu o mercado de smartphones. A partir de agora a Xiaomi vai trabalhar em parceira com a Leica, uma das marcas mais icônicas da história da fotografia, para lançar seus smartphones.
E as duas empresas não estão para brincadeira. Junto com o impactante anúncio da parceria, a Xiaomi também informou que em julho deste ano começará “uma nova era na fotografia mobile”. Ou seja, eles já vão lançar um novo smartphone usando a tecnologia da Leica. Especula-se no mercado, que o novo Xiaomi 12 Ultra já virá com as câmeras Leica de 50 megapixels, suas lentes ultra-wide, wide e periscope, além dos filtros e efeitos clássicas da lendária fabricante alemã.
“É uma honra anunciar a cooperação estratégica de longo prazo com a Xiaomi. Vamos fornecer aos consumidores no campo da fotografia mobile uma qualidade de imagem excepcional, estética clássica da Leica, criatividade irrestrita e abriremos uma nova era na fotografia móvel”, disse Matthias Harsch, CEO da Leica Camera AG. Veja abaixo o anúncio oficial da parceria:
Xiaomi and @leica_camera have officially reached a global strategic partnership in mobile imaging.
— Xiaomi (@Xiaomi) May 23, 2022
Combining the legendary image and innovative technology, let's look forward to a new era of mobile photography in July! pic.twitter.com/GyFut9ZTlg
Antes dessa parceria com a Xiaomi, a Leica tinha um acordo por cinco anos com a Huawei, outra gigante chinesa de tecnologia, mas depois que o governo dos EUA proibiu a entrada de todos os telefones da Huawei no país em 2021, a Leica encerrou o acordo.
Ainda em 2021, como publicamos aqui no iPhoto Channel, a Leica também tinha lançado um smartphone próprio, o Leitz Phone 1. Porém, o aparelho foi vendido exclusivamente no Japão. Mas agora junto com a Xiaomi, que tem uma estrutura de vendas e distribuição global, as duas marcas podem realmente ameaçar o reinado de Apple e Samsung no mercado de fotografia mobile. É esperar por julho e descobrir as novidades dessa parceria.