Talvez estejamos até sendo gentis neste título, porque já estão chamando por aí esta estátua de monstruosidade.
Uma das mais famosas fotos do lendário fotógrafo Robert Capa, “O Soldado Caído”, acabou de ganhar uma homenagem que não parece assim tão lisonjeira se vista de perto. A imagem, que retrata um soltado após ser atingido na Guerra Civil Espanhola de 1936, ganhou uma estátua – que deveria ser um tipo de réplica? Só que não parece.
O novo soldado caído de 7,5 m é uma escultura gigante e bizarra que pode ser visitada no meio de Budapeste, Hungria, onde Capa nasceu. Attila Nagy, do Gizmodo, visitou a escultura e tirou algumas fotos. Julgue por si mesmo:
Esta é a foto original para referência.
Talvez a intenção fosse das melhores de quem fez essa estátua, homenagear arte com arte, mas não foi a melhor escolha de todas. “Caro Sr. artista, Robert Capa está girando em seu túmulo. Por favor, tire seu trabalho de poliestireno nojento da frente de nossa vista”, escreveu Nagy em um tom bastante irritado. Na parte de trás, você pode ver o apoio de metal empalar nas costas e nádegas do soldado:
Segundo o site húngaro ArtPortal, a escultura de 4 toneladas vai estar em exibição até o final de outubro. Você pode encontrar mais algumas fotos da instalação no ArtPortal e no Gizmodo.
FONTE: PETAPIXEL