O ensaio acidental de um fim de romance

Muitas vezes, uma imagem (ou uma série delas) pode revelar o que não está evidente ao olhar – mesmo ao do fotógrafo. Esta é a sensação que temos ao saber da história de Two souls, ensaio que a jovem fotógrafa de Nova York Jordan Tiberio realizou em 2013.

tumblr_mnhiynLmd11snn6p7o2_1280

Sua intenção, quando fotografou o casal de namorados Maris e Sam, era apresentar uma visão da intimidade e do relacionamento dos dois, com foco na cumplicidade e no amor. Ocorre que o romance, que já durava um ano, estava em vias de acabar. Sam estava, naquela ocasião, decidido a romper com Maris. A garota – tampouco a fotógrafa – sabia disso.

De fato, pouco tempo após o ensaio, publicado na revista Upon Paper, o namoro terminou. Numa avaliação em retrospectiva, Maris acredita que os sinais desse desfecho já estavam presentes na série de fotos em preto e branco de Jordan, na forma de um sentimento de distanciamento que parece emanar do ensaio.

“É difícil olhar para essas fotos porque eu sei agora que Sam queria terminar comigo no momento em que elas foram feitas e eu não sabia disso”, ela lembrou com tristeza, numa mensagem enviada a Jordan quatro meses após o fim do relacionamento. “Mas quer saber? Essas fotos são especiais. São uma representação real, tangível, de algo que mudou minha vida e me mudou para melhor”, concluiu a moça.

tumblr_mnhiynLmd11snn6p7o6_1280

tumblr_mnhiynLmd11snn6p7o4_1280

tumblr_mnhiynLmd11snn6p7o1_1280

Artigos relacionados