Criatividade Fine Art

Alunos de fotografia criam série sobre a “Estética do Bizarro”

No final de 2017, um grupo de alunos de fotografia da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, desenvolveu um trabalho que explora o tema “Estética do Bizarro”. O ensaio surgiu como proposta do professor Alvaro Galrão, na matéria Técnica Fotográfica Avançada.

A partir das técnicas de iluminação aprendidas em sala de aula, com um cenário obscuro, poucos acessórios e o foco nas expressões faciais do modelo, os alunos Andressa Verdi, Dales Hoeckesfeld e José Marques de Souza retratam todos os medos e angústias que o ser humano carrega no seu dia a dia e que muitas vezes não são demonstrados.

“O trabalho foi um grande aprendizado, onde conseguimos valorizar cada passo do processo de criação de uma fotografia, desde a ideia inicial à pré produção, procura por modelo, maquiadora, acessórios, produção, direção do modelo, enquadramento, iluminação, e a pós produção, com todo o cuidado para moldar tudo isso”, conta Dales.

Durante o processo de criação e confecção do briefing, os alunos discutiram várias idéias e acabaram decidindo que uma maquiagem mais bem trabalhada e uma boa expressão poderiam externar melhor a proposta. As garras foram confeccionadas por Andressa e, segundo Dales, são um “elemento essencial que trouxe ainda mais vida ao conceito”.

Dales conta que a pós produção foi bem minuciosa, tendo que trabalhar garra por garra, fundi-las com os dedos e tirar os reflexos luminosos para dar mais realidade à cena. A maquiagem facial foi feita pela colega Raphaela Tomazi. Depois, para dar mais ênfase ao visual, eles molharam carvão vegetal e espalharam pelo corpo do modelo Ricardo Clemente.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!