Destaque Fotografia de natureza Fotografia documental

Veja um pedaço de urânio emitir radiação

Livro de fotografia

A fotografia (e, por consequência o vídeo) nos proporciona ver não somente aquilo que nossos olhos não enxergam, mas olhar com uma distância segura fenômenos naturais que podem oferecer risco de morte. E compartilhar estes fenômenos para além do habitat cientifico. Isso vai de fotografar uma onça na floresta à filmar um pedaço de urânio emitindo radiação. É o caso do vídeo abaixo.

No vídeo de quase uma hora, é possível ver a reação de um pequeno pedaço de mineral de urânio em uma câmara selada refriada até -40 ° C, coberta com uma camada de álcool líquido, no processo de decomposição e emissão de radiação.

iphotochannel-uranio-radioation

Este é o mesmo mineral que pode causar efeitos catastróficos da radiação em ambientes, animais e seres humanos. Uma pedrinha aparentemente silenciosa e pequenina pode tornar cidades inteiras inabitáveis (como no caso de Chernobyl) por centenas de anos.

FONTE: IFLS

banner_fineart

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • cristiano o uranio expele radiaçao mortal que destroi seu dna e celulas mesmo a distancia e piora com o tempo exposto e a quantidade… EX: os pilotos dos avioes que sobrevoaram chernobyl jogando areia pra conter a radiacao após o incêndio na usina morreram….. radiacao alfa, beta ou a pior gama….. existem tambem piores que as gama, que sao, radio e uma outra que esqueci o nome