Projeto documenta ferrovias de Minas

Foto: João Castilho
Foto de João Castilho para o terceiro volume da série “Vaievem”

Depois do Rio de Janeiro e de São Paulo, é a vez de Minas Gerais ganhar a sua versão do projeto Vaievem, das artistas visuais cariocas Monica Mansur e Claudia Tavares. A dupla convidou um time de conceituados fotógrafos mineiros para retratar as ferrovias do estado, e o resultado será publicado em livro pela editora Binóculo, a exemplo do que já ocorreu com as imagens feitas sobre as ferrovias de São Paulo e Rio. A publicação sairá em dezembro, junto com uma exposição.

Foram convidados para essa terceira etapa do projeto os fotógrafos João Castilho, Francilins Castilho Leal, Cao Guimarães, Pedro Motta, Rosângela Rennó e o Coletivo Poro, de Marcelo Terça-Nada e Brígida Campbell.

No ano passado, Monica e Claudia expuseram as fotografias da rede ferroviária paulista no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Além de imagens das autoras, a mostra contou com trabalhos de Cássio Vasconcellos, Julio Bittencourt, Cris Bierrenbach, Guilherme Maranhão, Iatã Canabrava e Kelly Lima.

Já em 2010, o primeiro volume da série Vaievem, sobre os trens do Rio de Janeiro, contou com fotos de Rogério Reis, Flávio Colker, Daniela Dacorso, Kitty Paranaguá, Vicente de Mello, José Diniz, Lucia Vilaseca e Renan Cepeda. O patrocínio do projeto é da MRS Logística.

Artigos relacionados