Fotografia documental

Projeto conta história de homens gays pelo mundo

Livro de fotografia

Visando acabar com estereótipos e preconceitos, o artista Kevin Truong criou o The Gay Men Project – um catálogo visual de homens gays pelo mundo, que busca também dar visibilidade às histórias de centenas de homossexuais.

Ele, gay assumido, lembra da sua própria experiência e de ter passado tantos anos “no armário”, tendo que esconder sua homossexualidade, o que foi um fardo em sua vida. Porém, ele afirma que, após se assumir, se tornou completamente confortável consigo mesmo e com o assunto.

Para ele, “a maioria das pessoas que se enquadra dentro do espectro LGBT pode identificar-se com a ideia de se sentir sozinho e querer encontrar outras pessoas que compartilhem essa solidão”. Kevin acredita, no entanto, que seu projeto pode ajudar a mudar essa realidade. “Meu objetivo é criar uma plataforma, uma visibilidade em algum nível e um recurso para outras pessoas que podem não ser gays tão abertamente. Um catálogo visual de homens gays e suas experiências”, descreve.

Truong fotografou desde homens dos subúrbios de Baltimore a moradores de comunidades do Rio de Janeiro, e  reuniu mais de 500 fotografias para o projeto. Confira algumas imagens e depoimentos abaixo:

iPhotoChannel_kevin-truong_the-gay-men-project
Adrián, psicólogo. Buenos Aires, Argentina

“Ser gay me fez uma pessoa melhor e trouxe para mim uma melhor qualidade de vida, pois me sinto psicologicamente e fisicamente saudável. Eu posso dizer que, uma vez que me assumi como gay, respeitando meu próprio tempo pessoal e o das pessoas que eu amo, tive a oportunidade de integrar a minha vida de uma forma tão positiva que eu não poderia imaginar antes”.

iPhotoChannel_kevin-truong_the-gay-men-project_1
Daniel, jornalista. Brasília, Brasil

“Na minha vida, ser assumidamente gay significa muito mais do que ser atraído por outros rapazes. É o primeiro passo de uma longa jornada rumo à liberdade. Um caminho cheio de descobertas, possibilidades e experiências incríveis. Mas nem sempre foi fácil. Tive que lidar desde muito cedo com o preconceito, principalmente dentro de casa”.

iPhotoChannel_kevin-truong_the-gay-men-project_2
Christian e Gustavo, recepcionista e designer gráfico. Lima, Peru

“Para mim, ser gay significa ser honesto comigo mesmo, me permitir expressar o que sinto para a pessoa que eu amo, independentemente das condições sociais que pressionam para que isso seja algo escondido e até mesmo visto como errado” (Christian).

“Eu não acho que ser gay é algo errado porque eu não me sinto estranho, eu não me sinto diferente dos outros. No entanto, acredito que ser gay e viver feliz com isso é a maior coragem que uma pessoa pode ter no meio de um constante estado de julgamento, nojo e desprezo que a sociedade tem com os gays” (Gustavo).

iPhotoChannel_kevin-truong_the-gay-men-project_3
Juan, diretor criativo. Santiago, Chile

“Eu acho que ser gay sempre foi algo normal para mim. Como eu trabalho com imagens e estratégia de mídia social, acho que ser gay me ajudou a ser mais sensitivo no meu trabalho. Tenho um sentimento diferente sobre a estética e artes gráficas”.

iPhotoChannel_kevin-truong_the-gay-men-project_4

“À medida que os anos passam, eu percebo mais que o significado de ser gay é muito importante. Significa liberdade, alegria, liberdade de preconceito, plenitude em todos os aspectos. Se há algo que eu agradeço a Deus, é que sou gay. Eu sou o homem mais feliz do mundo por ser gay. Como tudo na vida, também tem seus contras, mas eu nunca mudaria o fato de ser gay”.

Você pode conferir as histórias completas e ler outros depoimentos acessando o site do projeto.

Fonte: Catraca Livre.

banner-poses-perfeitas

Sobre o autor

Suelen Figueiredo

Suelen Figueiredo

Jornalista do iPhotoChannel. Contato: jornalismo@iphotoeditora.com.br

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário