Fotografia documental

Os sonhos enigmáticos de duas primas nas fotografias de Alessandra Sanguinetti

Livro de fotografia

Os sonhos desenvolvidos na infância são os que nos acompanham ao longo da vida. É nesta fase que começamos a descobrir um mundo de possibilidades, qual será a nossa profissão, o que você quer estudar. E todas essas perguntas variam de acordo com a realidade de cada pessoa.

A fotógrafa norte-americana Alessandra Sanguinetti, membro da agência Magnum, desenvolveu uma série fotográfica onde capta as expectativas, o medo e as fantasias de duas primas que vivem em uma fazenda em Maipú, localizada a 300 km de Buenos Aires. A relação de amizade com as meninas começou a ser criada em 1999, Guille e Belinda nos mostram a essência do que é ser criança e suas transformações psicológicas. O projeto foi intitulado “As aventuras de Guille e Belinda e o enigmático significado de seus sonhos”.

Foram cinco anos de acompanhamento onde as cena rurais são o pano de fundo dessa história. A narrativa adotada pela fotógrafa é o que torna tudo muito mágico, ela focou nos desejos e nas vontades. “Tentei interpretar o final de sua infância ao entrar em seus espaços imaginários. O tempo em que sonhos, fantasias e medos se confundem e misturam-se com a vida cotidiana se esgotava e as imagens criadas tentavam cristalizar esse espaço pessoal e livre que estava desaparecendo” explica Sanguinetti.

A luz natural, cores, o espaço onde as fotografias são captadas tudo contribui para que a imaginação flua através das imagens. São momentos íntimos de brincadeiras e de situações cotidianas. A fotógrafa conseguiu entrar nesse mundo peculiar e particular e traduzi-los em imagens sensíveis e inspiradoras.

Fonte: Cultura Inquieta

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário