Fotógrafo retrata comunidade de imigrantes haitianos vivendo em São Paulo

Lucca Messer é um fotógrafo londrino que vive no Brasil há 12 anos. Recentemente, suas lentes voltaram-se para a comunidade de imigrantes haitianos que passaram a viver no bairro do Glicério, em São Paulo/SP. Com essa transição, o bairro transformou-se em um ponto de encontro. Durante dois fins de semana, Messer entrevistou e fotografou mais de 20 haitianos que se abriram para contar as suas histórias.

“Percebi que haviam haitianos se instalando no bairro do Glicério, local onde já fiz outros trabalhos documentais e, vendo esse descolamento deles, me interessei em saber mais sobre suas vidas. Foi depois de um estudo e muita pesquisa sobre a imigração deles para o Brasil que comecei a montar o projeto”

Fotos: Lucca Messer

O fotógrafo reuniu as imagens em um livro que deve ser lançado em novembro deste ano, durante um evento de abertura e exposição que acontecerá no próprio bairro do Glicério. O projeto conta ainda com a colaboração de professores da USP, especializados no tema de imigração. Segundo Messer, o objetivo é chamar atenção e conectar mais a cultura haitiana no Brasil.

“A importância em retratar os imigrantes é crucial para podermos iniciar um debate de como essas pessoas estarão sendo incluídas na cidade. Falta uma ponte de integração cultural, social, comercial para unificar mais e alavancar o potencial dos imigrantes aqui na cidade”

Fotos: Lucca Messer
Fotos: Lucca Messer

Para conhecer mais sobre o trabalho de Lucca, acesse seu site, Facebook ou Instagram.

Artigos relacionados