Edição Fotografia documental

Artista brasileira restaura fotografias das vésperas da abolição

Livro de fotografia

Uma artista brasileira tem realizado um trabalho incrível de restauração com a documentação da história do Brasil. Marina Amaral recupera as cores das antigas fotografias de Alberto Henschel em sua série intitulada “Escravidão no Brasil”. As imagens agora nos mostram um pouco da identidade brasileira em sua versão colorida.

As fotografias foram captadas no período de 1986, antes da Lei Áurea no Brasil, por Alberto Henschel, um alemão que chegou no país e tornou-se pioneiro na fotografia. Montou seu primeiro estúdio em Recife e Salvador, captou imagens da família real e deixou o legado que agora vemos nas imagens colorizadas por Amaral.

Com 25 anos de idade, a especialista em colorização, ficou conhecida mundialmente quando realizou o processo nas fotografias dos campos de concentração de Auschwitz. Ela já havia compartilhada a enorme vontade em realizar o mesmo processo com documentações realizadas no Brasil, mas o acesso a um acervo de alta qualidade até então não estava sendo fácil, até que encontrou as imagens de Henschel em uma biblioteca de Berlim.

Fonte: BBC

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário