A fotografia documental vem atraindo mais e mais fotógrafos nos últimos anos, principalmente no segmento família. O motivo é simples: ao invés de se preocupar em criar poses e dirigir as pessoas, na fotografia documental a ideia é apenas registrar e contar a história de verdade dos seus clientes, sem interferências. A fotógrafa americana Lacey Monroe, especialista no assunto, deu 7 dicas excelentes para quem deseja trabalhar com fotografia documental de família:
1. Não seja um diretor de arte
Minha primeira dica para tirar fotos documentais é não ser um diretor de arte! Isso significa que você não diz a ninguém como se vestir, onde ficar, que atividade fazer, ou mesmo mover objetos fisicamente para dentro ou para fora do enquadramento.
A fotografia documental trata da honestidade acima de tudo, o que significa ser honesto com a cena à sua frente e o momento que você está capturando. Se você direcionar qualquer aspecto da foto, ela deixará de ser uma fotografia documental.
Isso não quer dizer que não seja uma foto incrível, pode muito bem ser! Existem inúmeras fotos incríveis no mundo que empregam diferentes tipos de direção de arte. De comerciais a editoriais, de belas-artes a estilo de vida, abundam as fotos bonitas e interessantes, simplesmente não podem ser chamadas de documentário.
2. Esteja aberto para a vida
Uma grande parte de ser capaz de tirar uma boa fotografia documental é estar aberto para o que se desenrola na sua frente. Inúmeras vezes, ao fotografar minha própria família, acho que sei lá dentro qual será a foto definitiva da experiência, mas inevitavelmente o que a vida apresenta é muito melhor do que eu imaginava. Se eu tivesse a fixação de realizar a visão em minha cabeça, perderia os momentos que a vida apresenta honestamente e sem minha direção.
Porém, junto com isso vem a arte de antecipar o momento. É opressor perseguir depois de um momento e, ao fazê-lo, não resta nada além de erros. No entanto, se você diminuir a velocidade e compor o plano de fundo de sua imagem e esperar a ação, você recupera o controle da cena. É muito fácil ser pego em ação e persegui-la, mas vale a pena desacelerar e aprender a antecipar o momento.
3. Dê um passo para trás
Uma boa fotografia documental geralmente inclui uma sensação de lugar, o que significa que você precisa fazer backup! Deixe mais do cenário em uma foto para dar contexto ao momento. Ao fotografar em ambientes internos, isso geralmente significa que estou apoiado contra uma parede para obter o máximo possível de um cômodo na foto. Outra maneira de obter mais do cenário em uma fotografia é usar lentes mais largas.
Minha lente é a Sigma 35mm Art (veja aqui valores e modelos para cada fabricante). Atualmente é quase exclusivamente com o que eu tiro. Eu adoro o quanto da cena posso obter na foto com uma lente de 35 mm, além de que usar uma lente prime realmente ajuda a minimizar qualquer distorção que você possa ter ao usar uma lente de zoom.
4. Pare
Além de recuar para obter mais detalhes da cena em uma foto, você também precisa parar. Não importa a quantidade de fundo que você captura, se estiver tão fora de foco e cheio de bokeh que o local não é identificável.
Para contar uma história com uma fotografia documental, você precisa usar uma abertura menor para que o fundo fique visível. Pode ser um grande desafio para se acostumar, porque você precisa estar muito mais ciente do que está acontecendo no fundo do que ao fotografar ao ar livre.
Olhe para os formulários no fundo e componha sua cena para ter certeza de que a ação acontece onde você deseja. Sobrepor sua composição ao harmonizar o fundo, o meio e o primeiro plano ajudará a levar suas fotografias documentais para o próximo nível.
5. Bordas do relógio
Ao compor sua foto, não olhe apenas para o centro do quadro ou onde a ação está localizada. Sempre escaneie suas bordas. Decida se você deseja que os objetos estejam dentro ou fora do quadro e mova sua câmera de acordo.
Uma fotografia é a atuação de centenas de micro-decisões e cabe a você decidir o que ficará melhor. Tente não cortar objetos ao longo da borda de seu quadro, mas saiba também que há muito que você pode fazer e fique satisfeito sabendo que tentou.
6. Feche o Photoshop
Parte de abraçar a vida real significa sair do Photoshop (eu sei, que alívio!).
No verdadeiro trabalho de documentário, você não pode manipular a foto. Isso significa não remover tomadas ou limpar um fundo. Abrace os cordões, porque um dia as pessoas vão olhar para trás para as nossas imagens e identificá-las como um sinal dos nossos tempos.
Obter uma boa imagem de documentário significa fazer tudo o que você pode ao compor e tirar a foto. Depende de você tomar as decisões ao filmar se um determinado elemento será incluído na filmagem ou não. Depois de aderir às verdadeiras práticas documentais, isso pode ser libertador. Você não precisa mais se estressar com um interruptor de luz; em vez disso, basta colocá-lo na composição da melhor maneira possível e deixá-lo estar.
7. Sempre tenha sua câmera pronta
Minha câmera vive no manto da minha sala, com um cartão de memória e bateria já carregados e prontos para usar. Dessa forma, nunca preciso ir muito longe para pegá-lo quando acontece algo que eu quero documentar.
Eu também recomendo pegar uma bolsa na qual você se sinta confortável jogando sua câmera quando você sair. É uma boa prática ter sempre a câmera à mão para que você possa trabalhar em qualquer lugar e em qualquer lugar. Não importa se você mora em uma cidade grande e movimentada ou em uma cidade rural tranquila; sua vida está repleta de oportunidades para fotos. Tenha sua câmera em mãos, componha e faça a fotografia.
Uma fotografia documental realmente boa parece fácil e isso pode parecer um pouco assustador no início (e continuará a ser mesmo quando você tiver muita experiência!).
Muito trabalho vai para a fotografia documental. Você precisa estar constantemente pensando em movimento e analisando a cena à sua frente. Você não só precisa observar o momento que se desenrola, mas também estar ciente de seu histórico e de como isso contribui para a criação de uma história, ao mesmo tempo em que faz uma composição agradável. Muitas decisões acontecem quase instantaneamente e para ser capaz de fazer isso requer muita prática.
Em vez de tentar implementar todas essas dicas de uma vez, tente trabalhar com elas uma de cada vez. Quando você se sentir confortável com um aspecto, aumente-o introduzindo outro. Se você continuar praticando e refinando seu ofício, verá que suas habilidades como fotógrafo de documentários crescerão de maneiras que você nunca imaginou. Abrace a abertura para a vida. Isso vai te surpreender.