Retrato Técnica

Vídeo mostra como o ponto de vista prevalece na fotografia

Sabemos que, se reunirmos um grupo de fotógrafos e pedirmos para todos fotografarem uma mesma cena, teremos diferentes versões do assunto em questão. Porém, um experimento realizado pela Canon Austrália levou esse conceito um pouco adiante.

“A fotografia é determinada mais por quem está atrás da câmera do que pelo que está na frente dela”, foi a premissa testada pela experiência, que reuniu seis fotógrafos para realizar retratos de um mesmo personagem – Michael. Com um detalhe: cada profissional recebeu uma informação diferente a respeito do seu retratado. Para um, Michael foi descrito como um ex-alcoólatra, para outro, um ex-presidiário, depois como médium, milionário, pescador e salva-vidas (um herói).

“Cada profissional fotografou Michael à sua maneira e teve como base as características que lhe foram dadas para fazer as fotos. O resultado ficou incrível e reforça algo que sempre falo em minha aula de composição de imagens: quem faz a foto é o fotógrafo”, observou Thiago Lara, do Instituto de Aprimoramento Fotográfico (IAF), ao publicar o vídeo em seu blogue.

Veja abaixo as diferentes encarnações de Michael. No final, o vídeo:

Alcoólatra
Alcoólatra
Ex-presidiário
Ex-presidiário
Médium
Médium
Milionário
Milionário
Pescador
Pescador
Herói
Herói


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!