Fotografia de palco Retrato

Rockstars: fotos de Terry O’Neill em SP

congresso de fotografia
Rolling Stones em uma apresentação para a tevê em 1964

Não foram apenas as bandas e os artistas loucos que o rock’n’roll celebrizou ao longo de décadas de guitarras distorcidas e rebeldia. Ele fez também a reputação dos fotógrafos que, desde o início, se propuseram a documentá-lo, numa relação simbiótica que conferiu status a ambos os lados. E muitos são os profissionais que conviveram de perto com os grandes nomes do showbiz, numa proximidade de dar inveja aos mais ardorosos fãs das estrelas da música. Terry O’Neill se insere nessa categoria. O fotógrafo britânico, 75 anos de idade, fotografou diversas personalidades mundiais, astros do cinema (foi casado com a atriz Faye Dunaway), mas o que o público paulistano pode ver no Shopping Cidade Jardim até 7 de maio são a sua especialidade: seu trabalho como fotógrafo do rock.

A exposição Rockstars, produzida pela Galeria Lume, apresenta vinte imagens que remetem aos últimos 40 anos de produção de O’Neill, que acompanhou o início de carreira dos Beatles, dos Rolling Stones, fez capas de discos de David Bowie e Elton John – além de fotografá-lo para o livro Eltonography, de 2008 – entre outros grandes nomes da música.

Elton John em uma performance de jogador de baseball durante show em Los Angeles, em 1975

A seleção de imagens da mostra traz desde registros de astros dos primórdios do rock, como Elvis Presley, a nomes mais contemporâneos da música pop, como Amy Winehouse. O’Neill foi um dos primeiros fotógrafos a registrar imagens de backstage e geralmente fotografa em preto e branco, que ele considera mais realista.

O fotógrafo começou a carreira em 1959, de modo acidental. Então um aspirante a baterista de jazz, Terry trabalhava no aeroporto de Londres quando fotografou um homem cochilando em um banco do saguão. O dorminhoco em questão era Rab Butler, ministro do Exterior. A foto virou capa de jornal e o lançou como fotojornalista. Desde então, grandes vultos da política, como Winston Churchill, Nelson Mandela e Margaret Thatcher, do cinema e dos esportes, posaram para suas lentes. Sem contar os astros da música, conforme Rockstars dá uma pequena – mas significativa – mostra.

O shopping fica na Avenida Magalhães de Castro, 12.100.

Eric Clapton, Surrey, 1993
Elvis Presley
Paul McCartney canta durante a cerimônia de casamento de Ringo Starr, em 1981

 

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!