Projeto recupera patrimônio de Minas

Minas Gerais é dono de um rico patrimônio histórico e cultural, representado principalmente pela arquitetura colonial e pelo seu impressionante acervo de obras sacras. Thiago Morandi não se esqueceria de citar o patrimônio humano do estado. O fotógrafo é o idealizador do projeto Patrimônio História Viva, que justamente procura dar visibilidade às pessoas que “constroem e mantêm viva a história das cidades históricas mineiras”.

Semana Santa 2014- Festa de Passos

O projeto é uma ação voluntária que tem por objetivo guardar a memória de pessoas que mantêm uma relação muito especial com a cultura do estado, através de ensaios fotográficos e pequenos documentários em vídeo enfocando as histórias de sineiros, congadeiros, doceiros, artesãos, ex-garimpeiros, seladores de igreja, maquinistas de Maria Fumaça, entre outras personagens.

“O projeto foi idealizado em 2012 e desde lá já foram sendo feitos registros fotográficos e audiovisuais. Com amadurecimento da iniciativa, o projeto começou com as primeiras edições e publicações este ano”, explica Thiago, acrescentando que os primeiros alvos do projeto foram as cidades de São João del Rei e Tiradentes, mas a intenção é incluir Ouro Preto, Congonhas e Mariana.

Todo o conteúdo captado até aqui está sendo publicado na web, via Facebook, Flickr e Youtube. Um site está sendo desenvolvido para servir de referência. “Com a construção do site, vamos trabalhar com as escolas da cidade para que os alunos utilizem o material produzido em trabalhos e pesquisas escolares. Deixo claro que todo o material estará disponível publicamente para que todos tenham acesso”, salienta o fotógrafo, que conta com o apoio de outro fotógrafo no processo de captação (Daniel Gouvêa). A equipe ainda conta com um produtor cultural e um pesquisador. Uma agência de publicidade de São João del Rei está ajudando com a criação do site e da identidade visual da iniciativa.

Por enquanto, tudo está sendo feito por conta própria, porém Thiago espera obter mais apoios do setor público e privado para ampliar o alcance da iniciativa: “Existe a ideia de fazer exposições e publicações, porém necessitamos de recursos para que o projeto avance. Pretendemos levar o projeto para que a iniciativa privada apoie, e também colocá-lo em alguma plataforma de financiamento coletivo. Estamos escrevendo [o projeto] em alguns editais e leis de incentivo”. Para conhecê-lo, acesse a fanpage (clique aqui).

Agroturismo em SJDR

Cortejo dos Congados- Lançamento de Selo- Assinatura de Convênio

Festa do Divino 2013- Congados

Agroturismo em SJDR Semana Santa 2014- Festa de Passos

Agroturismo em SJDR

fotografia_de_newborn_iphoto_editora

Artigos relacionados